Política
Renan Filho vai deixar Ministério para ficar “apto” a disputar eleição
Em entrevista ao Estadão/Brodcast, Renan Filho afirmou que deve se desincompatibilizar em abril de 2026

O senador Renan Filho (MDB) comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vai deixar o Ministério dos Transportes para ficar apto a disputar as eleições do próximo ano. E para ele só tem duas possibilidades no cenário de hoje: governo de Alagoas ou vice-presidência.
A disputa de um mandato nacional em 2026, no entanto é improvável. Na conversa com Lula, Renan Filho adiantou que quer ficar apto, dentro do prazo, para decidir se disputa ou não o governo de Alagoas.
E tudo caminha para isso. Renan Filho é o nome escolhido por Paulo Dantas e Marcelo Victor para o governo em 2026. E nas últimas semanas, de acordo com vários interlocutores, ele passou demonstrar que está decidido a disputar o governo.
“O ministro está motivado para voltar ao governo de Alagoas, para fazer ainda mais. Quando ele governou Alagoas entre 2015 e 2022 foi considerado o melhor governador da história. Agora, mais preparado, ele quer voltar para fazer uma gestão melhor, fazendo com que Alagoas avance ainda mais”, diz um importante interlocutor.
Em entrevista ao Estadão/Brodcast, Renan Filho afirmou que deve se desincompatibilizar em abril de 2026 e deixou claro que vai discutir essas “questões de Alagoas” no ano que vem.
Veja o que disse o ministro:
“O fato é que provavelmente eu me desincompatibilizarei em abril do próximo ano para ficar apto para disputar as eleições”, afirmou Renan, para quem o cenário eleitoral no Estado será debatido apenas em 2026.
“Acho que no ano que vem nós vamos discutir essas questões lá de Alagoas, mas temos muita coisa para fazer pelo Brasil este ano, porque eu acredito que o País está no caminho certo e precisa acelerar”, disse.
Veja a entrevista de Renan Filho ao Papo com Editor, do Estadão/Broadcast:
Renan Filho diz que deixará o governo em 2026 para se candidatar e vê espaço para Lula se recuperar
(Por Luiz Araújo (Broadcast) e Luci Ribeiro (Broadcast))
Ministro prega que petista deve insistir na construção de uma nova frente ampla para concorrer à reeleição e aponta “condições” e “feitos” capazes de mudar quadro de impopularidade
11/04/2025 | 14h30
BRASÍLIA - O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que deve deixar o governo federal em abril de 2026 para ficar apto a disputar as eleições no ano que vem. Apesar disso, ele afirmou que ainda não decidiu se concorrerá ao governo de Alagoas. Renan Filho também é citado frequentemente como uma opção à vice-presidência da República.
Em entrevista ao Papo com Editor, do Estadão/Broadcast, o ministro disse que ainda não decidiu se será candidato ao governo de Alagoas, mas confirmou que vai se desincompatibilizar do cargo de ministro no prazo legal, voltando ao mandato de senador, para o qual foi eleito em 2022.
Renan Filho ainda tem mais cinco anos de mandato no Senado e deixou o governo de Alagoas com altos índices de aprovação em 2022. Na ocasião, participou ativamente da campanha de seu sucessor, Paulo Dantas (MDB), eleito naquele ano.
“As pessoas sempre especulam o meu nome”, reconheceu. “Saí com aprovação alta do governo, fui eleito para o Senado, ajudei na eleição do governador Paulo Dantas.”
Apesar do futuro político ainda incerto, Renan Filho reforçou que, até o fim deste ano, pretende manter o foco na condução da agenda de infraestrutura do governo federal.
