Política
Saída de aliado de Marcelo Victor pode enfraquecer PT na disputa federal em Alagoas
Luciano Amaral deixa o PV rumo ao PSD e altera cenário eleitoral para 2026

A saída do deputado federal Luciano Amaral do Partido Verde (PV) para o PSD pode gerar impacto direto na força do PT em Alagoas, especialmente na corrida por vagas na Câmara Federal.
Luciano, que integra o grupo político liderado por Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, era peça-chave na composição da federação PT-PV-PCdoB no estado. Com sua mudança para o PSD, a tendência é que os votos do grupo migrem para a nova legenda, enfraquecendo a base de apoio da federação nas eleições proporcionais.
O deputado Paulão, atualmente o principal nome do PT alagoano, enfrenta dificuldades para garantir a reeleição apenas com os votos do partido. Sem o apoio do grupo de Marcelo Victor, o desempenho do PT pode ser comprometido, mesmo com o histórico de atuação de Paulão na Câmara.
Paulão já declarou intenção de disputar o Senado em 2026, o que, além de abrir espaço na chapa federal, coloca o PT diante de um desafio: encontrar um nome competitivo para manter representação no Congresso Nacional em meio à reorganização das forças políticas locais.
Com informações de Ricardo Mota/Cada Minuto.
