Política

Vídeo: Fernando Collor é levado ao IML antes de ser encaminhado ao Presídio Baldomero, em Maceió

Condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção, ex-presidente será o primeiro da redemocratização a cumprir pena em presídio comum

Por Redação 25/04/2025 14h02 - Atualizado em 25/04/2025 15h03
Vídeo: Fernando Collor é levado ao IML antes de ser encaminhado ao Presídio Baldomero, em Maceió
Ex-presidente Fernando Collor - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió na tarde desta sexta-feira (25), etapa que antecede sua transferência para o Presídio Baldomero Cavalcanti, localizado no complexo prisional da capital alagoana. 

Collor estava sob custódia desde a manhã na sede da Polícia Federal em Maceió. Sua prisão foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o trânsito em julgado da sentença que o condenou a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no contexto da Operação Lava Jato. 

A condenação é histórica: é a primeira vez, desde a redemocratização, que um ex-presidente da República brasileira cumprirá pena em um presídio comum. 

A expectativa é de que Collor seja conduzido ainda nesta sexta-feira ao Baldomero Cavalcanti, onde aguardará a definição do regime inicial de cumprimento da pena. Por se tratar de um condenado definitivo, ele não terá direito a cela especial.  

Como noticiado aqui no Jornal de Alagoas, a defesa de Collor vai pedir o cumprimento da pena em regime domiciliar, em razão da idade (75 anos) e das condições de saúde do condenado que estão sendo alegadas, de que o ex-presidente possui Parkinson, apneia e transtorno afetivo bipolar.