Política

Deputados pedem explicação da Equatorial Alagoas sobre reajuste

Parlamentares alegam que empresa não tem autonomia para definir o reajuste na tarifa

Por Gazeta Web 20/03/2019 18h06
Deputados pedem explicação da Equatorial Alagoas sobre reajuste
Foto: Gazeta Web

O anúncio de aumento da tarifa de energia elétrica pela empresa Equatorial, que assumiu nesta semana o da controle da Ceal após sua privatização, repercutiu mal na Assembleia Legislativa de Alagoas. O deputado Davi Maia (DEM) protocolou um pedido de convocação da direção da empresa para que os diretores expliquem os motivos que sustentam o reajuste. 

Em discurso na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (20), Maia disse que  a responsabilidade pelo aumento não pertence a empresa, mas à Agência de Energia Elétrica (Aneel). 

"Até onde sabemos é a agência quem apresenta a necessidade de reajuste e não o comando da empresa. Por isso, estamos protocolando um pedido para que venha aqui prestar esclarecimentos", explicou Maia.

O pedido de respostas foi realizado durante pronunciamento do deputado Silvio Camelo (PV), que também se posicionou contra o reajuste das tarifas em Alagoas. o parlamentar também demonstrou preocupação com a informação de que a empresa também vai colocar em prática um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

"A empresa chega aqui e no primeiro pronunciamento já fala em aumento de tarifa, como também projeta uma série de demissões dos funcionários? Justamente num momento em que a empresa tem muitos profissionais com idade avançada e não encontrarão mais espaço no mercado de trabalho", analisou Camelo. O deputado afirmou que vai se mobilizar na Casa de Tavares Bastos para que o reajuste não ocorra e não "penalize" ainda mais os consumidores alagoanos que, no ano de 2018, já foram vítimas de outros aumentos.