Política

Renan Filho deve anunciar novo chefe da Casa Civil e mais 2 secretários esta semana

As pastas que devem ganhar titulares esta semana estão ocupadas por interinos: Seades e Semarh

Por Blog do Edivaldo Junior 25/03/2019 09h09
Renan Filho  deve anunciar novo chefe da Casa Civil e mais 2 secretários esta semana

A primeira fase de “mudanças pontuais” no segundo governo de Renan Filho deve ser encerrada esta semana com o anúncio do “novo” chefe da Casa Civil e ao menos outros dois secretários.

As pastas que devem ganhar titulares esta semana estão ocupadas por interinos: Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Na Seades, como antecipado aqui a indicação deve ficar como deputado federal Marx Beltrão (PSD). Na Semarh existem especulações sobre a possibilidade de uma indicação política, que seria feita pelo deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB).

O emedebista, no entanto, não sinaliza com essa possibilidade e costuma dizer que, como é do mesmo partido do governador, tem participação em todo o governo e por isso não reivindicaria a indicação de uma Pasta.

O “novo” secretário da Casa Civil deve ser mesmo Fábio Farias, que já ocupou a Pasta no primeiro governo de Renan Filho. Ao que se sabe, ele já definiu o retorno com o governador. O que se espera é que ele ajude na articulação política, pavimentando o diálogo do Palácio dos Palmares com outros poderes, especialmente o Legislativo.

A volta de Farias ao Gabinete Civil teria sido definida em encontro com o governador na sexta-feira. A nomeação e a data da posse dependem agora apenas de uma conversa de Renan Filho com o atual secretário da Pasta. Felipe Cordeiro deve continuar no governo, mas em outra área.

Segunda fase

As mudanças devem seguir no governo mesmo após o anúncio dos novos secretários. A próxima fase será de reestruturação política e administrativa – literalmente. O governo deve extinguir ou fundir algumas. Ainda não se sabe se as mudanças serão feitas através de Lei Delegada ou projeto de lei específico. Vai depender do “clima” entre Palácio dos Palmares e Casa de Tavares Bastos. Mas, esta é outra história.