Política

MDB pode ganhar dois novos filiados

O prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo (PRP) é um dos nomes que recebeu convite do partido

Por Blog do Edivaldo Junior 31/07/2019 10h10
MDB pode ganhar dois novos filiados
Reprodução

Depois de um rápido intervalo, a dança das cadeiras deve ser reaberta próximos dias em Alagoas. Por enquanto, estão convidados para o baile os prefeitos dos municípios alagoanos ou os que pretendem chegar lá em 2020.
Os vereadores, por força da legislação, vão esperar a janela partidária, seis meses antes da eleição do próximo ano.
As principais trocas de legendas agora  devem ficar por conta dos atuais prefeitos. O destino deles será principalmente o MDB. Quem conseguir “escapar” vai para o PP ou outro partido de oposição.

Em junho, a saída de três prefeitos do PDT ( Wladimir Brito, de Roteiro foi o para PP; Davi Brandão de Viçosa e Junior Carro Véio, de Jacuípe anunciaram filiação ao MDB), deu o que falar. O movimento provocou uma “baixa” na base de Renan Filho (MDB), que terminou perdendo o grupo do ex-governador Ronaldo Lessa.
Nos próximos dias devem ser anunciadas novas filiações de prefeitos ao MDB. Os convites já foram feitos. As mudanças devem se restringe aos partidos da base de Renan Filho.

O prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo (PRP) é um dos nomes que foram convidados. Outra filiação que já estaria confirmada é a de Renato Filho, prefeito do Pilar. Eleito pelo PSDB do então governador Teotonio Vilela Filho, Renatinho ficou sem partido um período, se filiou ao PV e a mãe dele. Deputada estadual Fátima Canuto, foi para o PRTB.


A filiação ao MDB só não aconteceu antes por conta da disputa familiar local. O ex-prefeito Carlos Alberto Canuto, que disputou eleição contra o sobrinho dele Renatinho, tem o comando do MDB do município.
A informação é de um site local. “Fátima Canuto deve e ir para o MDB. Mas ela não vai sozinha. Seu filho, Renato Filho, prefeito de Pilar, também vai para o partido. Ele atualmente está no PV, partido da base do governador Renan Filho. Após mais um convite do governador, Renatinho como é conhecido decidiu mudar de legenda”.
“O que estava impedindo a ida de Renato Filho para o MDB era o fato de seu tio Carlos Alberto Canuto, ex- prefeito de Pilar ser do partido. Até então os dois não se entendiam politicamente. Mas após uma reunião familiar proposta pela deputada Fátima Canuto, a situação mudou”, disse ainda o site.


Hegemônico


Em 2016 foram eleitos 38 prefeitos pelo MDB nos 102 municípios de Alagoas. Desde então, o partido fez novas filiações e agora tem 45 prefeitos. Com os dois novos reforços, deve chegar a 47. O objetivo do governador Renan Filho, segundo informações de bastidores, é filiar pelo menos mais dez dos atuais prefeitos dos municípios alagoanos ao MDB.
O partido tem ainda a maior bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas, com seis deputados estaduais, um deputado federal e um senador. É de longe o mais forte do Estado.