Política

Vereadores lançam chapa de oposição na Uveal

Eduardo Tenório, vereador de Quebrangulo, está percorrendo os municípios de AL para montar grupo

Por Blog do Edivaldo Junior 08/08/2019 16h04
Vereadores lançam chapa de oposição na Uveal
Reprodução

As eleições da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) movimentam os bastidores da política alagoana. O atual presidente da entidade, o vereador Fabiano Leão, de Arapiraca, deve concorrer à reeleição. Mas não deve ter uma eleição fácil. Terá que enfrentar dissidentes.

Insatisfeitos com a gestão, iniciada há dois anos, alguns integrantes da atual diretoria romperam com o futuro candidato.

O vereador Eduardo Tenório, de Quebrangulo, está percorrendo os municípios de Alagoas para montar a chapa de oposição. 

Ele reclama que a eleição, prevista para o próximo dia 31 de agosto, foi antecipada para dificultar a articulação do grupo de oposição.

Compor uma chapa para disputar a Uveal não é tarefa simples. Além de oito cargos na diretoria executiva, será preciso ter mais dez nomes para o conselho fiscal (entre titulares e suplentes) e mais cinco nomes para cada uma das dez seccionais regionais (totalizando 50). A chapa terá quase 70 nomes, para um colégio eleitoral que é formado por pouco mais de mil vereadores. Na última eleição, em setembro de 2017, foram 716 votantes.

Essa semana, Eduardo fez campanha em Maceió. Bateu nas portas dos gabinetes dos vereadores em busca de apoio e com uma proposta de renovação. “A Uveal precisa ser mais presente, atuar mais próxima dos vereadores, precisa ser mais atuante”, aponta.