Política

Parecer final sobre primeira denúncia contra o prefeito Eraldo Gomes é arquivado

Com seis votos, vereadores decidiram pelo arquivamento

Por Blog do Edivaldo Junior 09/08/2019 09h09
Parecer final sobre primeira denúncia contra o prefeito Eraldo Gomes é arquivado
Reprodução

Os vereadores de Delmiro Gouveia, maior município do sertão alagoano, se dividiram – literalmente. Ao analisar a primeira de quatro denúncias contra o prefeito Eraldo Cordeiro, o Padre Eraldo, cinco votaram pelo arquivamento e outros cinco votaram pela aceitação da denúncia.

O presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Ezequiel Costa (Kel) deu o voto de minerva, contabilizando seis votos para a rejeição.

Para a cassação, seriam necessários – de acordo com o regimento da Casa – oito votos.

A decisão foi política. Apesar do desgaste de sua gestão, Eraldo tem o apoio de 6 vereadores, que votaram pelo arquivamento da denúncia, apesar da pressão de alguns segmentos da população.

Em maio passado a Câmara acatou quatro de oito denúncias apresentadas ao Legislativo. A primeira foi votada na sessão desta quinta-feira.

O placar das outras três denúncias, que serão analisadas nas próximas sessões, não será diferente.

Tudo indica que Eraldo deve ‘escapar’ da cassação na Câmara de Vereadores – salvo algum fato novo.

Nos últimos dias o prefeito reforçou sua defesa com o advogado Antônio Gouveia, o Kaká Gouveia, e apostou numa aliança mais consistente com um grupo menor de vereadores.

O prefeito terá pela frente, além das denúncias na Câmara de Vereadores, inquéritos que estão em andamento no Ministério Público Estadual e processos no Tribunal de Justiça do Estado.

No ritmo que vai, Eraldo terá tempo de concluir o mandato (falta pouco mais de um ano e quatro meses) e, quem sabe, acertar o passo para melhorar sua aprovação, que continua em baixa.

A denúncia

A primeira denúncia arquivada pela Câmara de Vereadores foi sobre supostas irregularidades no PROC. Nº 0126-001/2017 – CONTRATO EMERGENCIAL.

Neste processo, o município contratou a MACROGESTÃO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA-EPP em 2017.

Objeto: Prestação de serviços de gerenciamento de contratos de repasse e obras, para atender o Município de Delmiro Gouveia/AL, Valor: R$ 120.000,00.

A Macrogestão é uma empresa de consultoria que normalmente é contratada por valores bem maiores e mantém no momento contratos, acima de R$ 1 milhão, com várias prefeituras, a exemplo de Marechal Deodoro, Maragogi e Pilar.