Política

João Lessa Neto assume a Secretaria da Agricultura

Sílvio Bulhões será o novo secretário de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado

Por Blog do Edivaldo Junior 24/01/2020 10h10
João Lessa Neto assume a Secretaria da Agricultura
Agência Alagoas

O governador Renan Filho nomeou o novo secretário de Agricultura do Estado. O cargo estava vago desde o dia 1 de julho do ano passado, após o pedido demissão de Ronaldo Lessa (PDT). Desde então, Sílvio Bulhões passou a responder interinamente pela Pasta.

Formalmente, Lessa será substituído por outro Lessa. Quem foi nomeado para a Agricultura foi João Lessa Neto, que era até essa quarta-feira, 22, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (Seades) do Estado, na cota do PSD do deputado federal Marx Beltrão.

Sílvio Bulhões de Azevedo que foi interino na Agricultura nos últimos seis meses, deixa a Pasta – onde atuou em várias funções e se tornou um técnico respeitado- mas não sai do Governo.

Ele será o novo secretário de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado.

Vai para a Pasta não só pela sua relação próxima com o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB), mas como reconhecimento pelo trabalho que fez na Agricultura. Além de normalizar vários pagamentos e programas (a exemplo do Leite), Sílvio conseguiu salvar recursos de convênios federais, além de ‘baixar a poeira’ por lá.

De início, Lessa e Bulhões vão assumir as Pastas, conhecer as novas casas, para só depois ‘mostrar a cara’. As mudanças nos demais cargos nas duas Secretarias só deve acontecer após o retorno das férias do governador Renan Filho.

Planos

Sílvio e João, apesar das relações políticas, são considerados bons técnicos no governo. Começam conhecendo as secretarias e fazendo uma transição, com um ajudando o outro a conhecer melhor a ‘casa’ do outro.

“Vamos conhecer primeiro, para depois anunciar novas ações. Acredito que com a ajuda do Marx poderemos trazer novos recursos para a Agricultura”, aponta Lessa.

“Vamos manter os programas que já estão sendo executados, a exemplo do Cria e trabalhar para fortalecer a Seades”, aponta Bulhões.

Eleições em Maceió

A troca de secretários, dizem nos bastidores, faz parte da estratégia do governo para as eleições de Maceió. O PSD de Marx Beltrão é importante no ‘jogo’ eleitoral e deve marchar junto com o candidato que for apoiado pelo Palácio dos Palmares. Mas essa é outra história.