Política

Líder do Centrão, Arthur Lira vira “o homem forte de Bolsonaro”, diz Veja

Deputado alagoano é apontado como líder informar do governo na Câmara

Por Redação com Jornal de Alagoas com Revista Veja 02/06/2020 16h04
Líder do Centrão, Arthur Lira vira “o homem forte de Bolsonaro”, diz Veja
Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Foto: Agência Cãmara

Na edição desta semana, a Revista Veja, aponta que o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) se transformou no principal articulador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.

“Aos 50 anos e em seu terceiro mandato, Lira, pelo contrário, encarna com orgulho o papel de ser um dos líderes do Centrão, engrenagem cada vez mais relevante para os planos de Jair Bolsonaro. Aos poucos, Major Vitor Hugo (PSL-GO), atual líder do governo na Câmara, vai virando uma figura decorativa. É Lira, na verdade, quem de fato ocupa hoje esse espaço e o crescimento de sua importância se deu na esteira do casamento entre o presidente e o Centrão.”, aponta Veja.

A reportagem cita ainda que a biografia de Lira, “para lá de enrolada, parece só um detalhe neste momento em que Bolsonaro precisa desesperadamente de uma base para se blindar contra as três dezenas de pedidos de impeachment e, ao mesmo tempo, aprovar projetos que podem ser importantes para a retomada econômica. Alçado ao posto de homem de confiança do capitão, Lira vem desempenhando esse papel com maestria.”

O apoio do Centrão, lembra Veja, não é gratuito: “Claro que tudo isso tem um preço. Na cada vez mais quente negociação de cargos em troca de apoio político, os principais pedidos passam hoje por Lira e Ciro Nogueira, presidente do PP e outro pilar do Centrão. Recentemente, a dupla fechou acordo para pôr no comando do cobiçado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o ex-chefe de gabinete de Nogueira, Marcelo Lopes.”

“Na última terça, 26, outra prova de que há um novo chefe no tapete verde: Lira articulou a aprovação de um projeto de ajuda emergencial de 3 bilhões de reais ao setor cultural, cabendo ao líder do governo apenas elogiar a atuação do colega. ‘Vitor Hugo vai cumprir tabela, Lira vai jogar os clássicos e ainda ser aplaudido’, resume um líder da Casa”, diz Veja.

A reportagem faz “elogios” a atuação de Lira: “Habilidoso, pragmático e conhecedor dos bastidores do Congresso, o deputado alagoano está tão cheio de moral que se movimenta para concorrer à presidência da Câmara com o apoio do governo em 2021. A cessão ao nanico Avante da diretoria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), por exemplo, foi um dos primeiros movimentos de sua estratégia eleitoral e irritou alguns correligionários do PP. Dentro da bancada do partido, Lira antagoniza com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), o preferido de Rodrigo Maia para suceder-lhe, caso o atual presidente não possa concorrer à reeleição.”

Saiba mais: 

Líder do Centrão, Arthur Lira vira o homem forte de Bolsonaro no Congresso