Política

Luciano Barbosa pode desistir da disputa pela prefeitura de Arapiraca

O vice-governador deixou a Secretaria de Educação para se tornar apto a disputar as eleições deste ano

Por Blog do Edivaldo Júnior 18/06/2020 11h11
Luciano Barbosa pode desistir da disputa pela prefeitura de Arapiraca
Vice-governador, Luciano Barbosa - Foto: Foto: Carolina Sanches/G1

O deputado estadual Ricardo Nezinho voltou a ser lembrado, com persistência, nos últimos dias como provável candidato a prefeito de Arapiraca pelo MDB, apesar da desincompatibilização de Luciano Barbosa.

O vice-governador deixou a Secretaria de Educação para se tornar apto a disputar as eleições deste ano. Mas até o momento não afirmou, publicamente, que é pré-candidato.

Nezinho, segundo diferentes fontes, mantém a sua pré-candidatura a prefeito – ainda que discretamente. De acordo com vários interlocutores informaram ao Blog do Edivaldo Júnior, o deputado tem sido estimulado por dirigentes do MDB a manter o “aquecimento”, para entrar em campo.

Luciano Barbosa já foi informado que uma eventual candidatura dele a prefeito não faz parte dos Palácio dos Palmares. “Ele foi eleito para ser vice-governador. Se fosse para ser candidato a prefeito, o vice seria outro”, diz um importante interlocutor palaciano.

O vice-governador, segundo versão cada vez mais forte entre seus apoiadores, trabalharia com o plano A de lançar seu filho como candidato a prefeito de Arapiraca. “Só se essa candidatura não for viável, é que o Luciano iria disputar a eleição”, aponta um interlocutor muito conhecido na política alagoana.

Reeleição

Se desistir de ser candidato em Arapiraca, Barbosa poderia assumir o governo de Alagoas a partir de 2022, com o compromisso do grupo do qual faz parte, de disputar a reeleição de governador. “Ele poderá ficar nove meses ou até um ano como governador e disputar a reeleição no mandato”, aponta o interlocutor.

Para “convencer” Barbosa, outros argumentos tem sito utilizados. Entre eles, o de que seu afastamento do governo fortaleceria o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor. E por tabela o deputado federal Arthur Lira (PP).