Política

Weintraub explica demissão com vídeo em suas redes sociais

Ministro da educação é o décimo a cair desde o início do governo

Por correio braziliense 18/06/2020 16h04
Weintraub explica demissão com vídeo em suas redes sociais
Imagem Ilustrativa, Foto: reprodução

Abraham Weintraub foi demitido do cargo de ministro da Educação, na tarde desta quinta-feira (18/6). Ele postou um vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Segundo Weintraub, ele deixará o governo para assumir cargo na direção do Banco Mundial. Pressionado a fazer um gesto de trégua ao Supremo Tribunal Federal (STF), essa foi a saída honrosa encontrada pelo Palácio do Planalto para não deixar o fiel escudeiro sem um cargo.

Ministro é o décimo a cair desde o início do governo. O atual secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, nome ligado ao guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, é cotado para assumir seu lugar.

Weintraub  ficou 14 meses no cargo, período no qual acumulou desavenças com reitores, estudantes, parlamentares, chineses, judeus e, mais recentemente, ministros do Supremo. O argumento dos que defendiam a demissão era de que ele se tornou um gerador de crises desnecessárias justamente no momento em que o presidente, pressionado por pedidos de impeachment, inquérito e ações que podem levar à cassação do mandato, tenta diminuir a tensão na Praça dos Três Poderes.

Segundo o ex-ministro, ele deixará o governo para assumir cargo na direção do Banco Mundial