Política

Propaganda eleitoral: Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho terão maior tempo de rádio e TV

Confira o tempo dos demais candidatos à prefeitura de Maceió

Por Blog do Edvaldo Júnior 22/06/2020 11h11
Propaganda eleitoral: Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho terão maior tempo de rádio e TV
Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho - Foto: Reprodução

O adiamento das eleições municipais deste ano no Brasil está descartado. Com todos os prazos estão sendo cumpridos, tudo indica que o pleito será mesmo no dia 4 de outubro.

Pré-candidato que ainda trabalha com essa possibilidade, corre o risco de perder tempo e até a eleição.

Todos os prazos da Justiça Eleitoral estão sendo cumpridos. O próximo é o das convenções partidárias, que serão iniciadas daqui a um mês, no dia 20 de julho.

Considerando o cenário atual em Maceió, o Blog do Edivaldo Júnior antecipou os cálculos do tempo dos pré-candidatos a prefeito da capital no “guia”, com a ajuda do especialista em matéria eleitoral e presidente do PRTB em Alagoas, Adeilson Bezerra.

A base de cálculo disponibilizado serve para calcular o tempo dos candidatos não só na capital, mas também em cidades como Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia e todas as outras do Estado que tem emissoras de rádio.

A regra utilizada é para o tempo do Guia Eleitoral, o programa diário de dez minutos que irá ao ar em dois horários (tarde e noite na TV, manhã e tarde no rádio).

O cálculo dos pré-candidatos a prefeito mostra que Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), terá mais tempo de TV e rádio em Maceió. Serão cerca de 2 minutos e 44 segundos. Considerando que o apoio que ele tem, do governador do Estado e do prefeito da capital, o tempo poderia ser maior.

Davi Davino Filho (PP) surpreendeu ao montar uma forte coligação, em função do peso dos partidos que conseguiu reunir. Ele teria, na situação de hoje, o segundo maior tempo, com 2 minutos e 27 segundos

Já o deputado federal JHC (PSB), apesar do bom desempenho nas pesquisas, terá o terceiro maior tempo, com 1 minuto e 11 segundos, o que ponde mostrar falta de articulação política.

Fora eles, apenas o pré-candidato do PT, Ricardo Barbosa, seria o único a ter mais de um minuto (1m03s).

Ronaldo Lessa (PDT), que também aparece bem nas pesquisas, teria 35 segundos.

Os outros candidatos teriam os seguintes tempos: Basile Christopoulos (PSOL)16s; Cícero Filho (PCdoB) 14s; Ricardinho Santa Rita (Avante) 13s; Lenilda Luna (UP) 6s e Corintho Campelo (PMN) 6s.

Explicando

O cálculo leva em conta dois fatores: a divisão do tempo igual (1 minuto) entre todos os pré-candidatos, que seria 6 segundos para cada um e divisão do tempo dos partidos (9 minutos) com base na representação das legendas na Câmara dos Deputados. Um detalhe, que vale apenas para Gaspar em Maceió, é que só são somados os seis maiores tempos dos partidos.

O cálculo nesse momento leva em conta apenas o tempo dos partidos que já definiram candidatos e pode sofrer alteração, se alguns partidos que ainda não anunciaram apoio a candidatos majoritários fizerem isso, a exemplo do Novo.

As sobras dos tempos dos partidos que não tiverem candidatos será distribuída proporcionalmente, o que aumentará mais o tempo, principalmente de Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar de Mendonça.