Política

Deputado apresenta solicitação para manutenção da autonomia do Porto de Maceió

requerimento encaminhado ao ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no sentido de interceder para que o Porto não perca sua autonomia administrativa e financeira

Por Assembleia Legislativa 24/06/2020 16h04
Deputado apresenta solicitação para manutenção da autonomia do Porto de Maceió
Deputado, Foto: Reprodução

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo (PV/AL), informou que na quarta-feira (17), deu entrada no protocolo da Casa em um requerimento encaminhado ao ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no sentido de interceder para que o Porto de Maceió não perca sua autonomia administrativa e financeira. A matéria será agora discutida e votada pelo plenário.

“O Porto de Maceió tem relevante importância na real conjuntura alagoana, sendo imprescindível permanecer com toda a sua autonomia, caso contrário, será um retrocesso inimaginável para o Estado de Alagoas”, destacou o deputado.

O deputado disse que os procedimentos para esta finalidade já estão sendo adotados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários, Companhia Docas do Rio Grande do Norte e pelo Conselho de Administração. 

Sindport-AL alerta que Porto de Maceió pode perder sua autonomia gerencial

Um manifesto do Sindicato dos Portuários do Estado de Alagoas (Sindport/AL) expressa a preocupação da categoria com a possível “departamentalização” pela companhia gestora da unidade alagoana, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), que pretende extinguir a independência financeira ou formalizar o nível desta independência, assim como a institucional, à sede da companhia em Natal.

No manifesto, o sindicato chama a atenção do governador Renan Filho, do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, do deputado federal Marx Beltrão entre outras autoridades do legislativo municipal, estadual e federal, e pede que algo seja feito para impedir o que chamam de “aniquilação” da autonomia gerencial do Porto de Maceió. 

Saiba mais sobre o Manifesto: Aqui.