Política

Eleição em Arapiraca pode mudar rumos da política de AL

Luciano Barbosa tem dito a vários interlocutores que quer disputar a prefeitura, mas também admite lançar seu filho como candidato

Por Blog do Edivaldo Jr 25/07/2020 16h04
Eleição em Arapiraca pode mudar rumos da política de AL
Imagem Ilustrativa / Foto: Reprodução

De acordo com publicação no blog do jornalista Edivaldo Jr, o plano do grupo que hoje está no governo de Alagoas para 2022 é conhecido e foi traçado em cima de um possível afastamento do governador Renan Filho (MDB) para disputar as eleições de 2022

O governador pode disputar vaga de deputado ou senador. Mas para isso terá que se desincompatibilizar 9 meses antes do fim do mandato. A decisão só deve ser tomada mesmo no final do próximo ano. E depende, claro, de que tudo corra como planejado.

Ainda segundo informações do jornalista, não foi o que aconteceu com ex-governador Téo Vilela (PSDB). Se esperava que ele disputasse o Senado. Teotônio surpreendeu a todos ao ficar no governo. E, embora ele não tenha dito isto publicamente, teria pesado na decisão o descompasso com o então vice-governador Zé Thomaz Nonô (DEM).

Renan Filho vive algo parecido, apesar de muito próximo do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), seu substituto natural em caso de licença ou desincompatibilização, o governador vive a expectativa de saber se poderá ou não contar com ele para 2022.

Luciano Barbosa está, no momento analisando a possibilidade de disputar a prefeitura Arapiraca, cargo que já exerceu duas vezes.

De acordo com a postagem, se Barbosa disputar e for eleito, pode mudar todo o jogo. Quem assumiria o governo, nesse caso seria o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Marcelo Victor (Solidariedade). Apesar de aliado do governador, MV, faz parte de outro grupo. É muito mais próximo, por exemplo, do deputado federal Arthur Lira (PP).

Barbosa tem dito a vários interlocutores que quer disputar a prefeitura. Mas também admite lançar seu filho como candidato. Apesar de pouco conhecido, Daniel Barbosa teria a seu favor a juventude, um bom currículo e o grupo do governo.

Seja qual for o resultado, todos os caminhos apontam para Arapiraca. E não falo só do Luciano. Por lá também pode se viabilizar a candidatura Rodrigo Cunha (PSDB) ao governo. O senador tucano trabalha para fazer JHC (PSB) prefeito de Maceió e precisa encontrar um nome capaz de vencer em Arapiraca.