Política

Padre Eraldo pode desistir da reeleição em Delmiro Gouveia

Prefeito aparece em terceiro lugar na pesquisa eleitoral do Data Sensus

Por Redação com Jornal de Alagoas 03/09/2020 22h10
Padre Eraldo pode desistir da reeleição em Delmiro Gouveia
Padre Eraldo Cordeiro - Foto: Foto: reprodução

Em 2016, Eraldo Cordeiro (PSD), mais conhecido como Padre Eraldo, era considerado como maior liderança política popular do sertão alagoano. Venceu as eleições para prefeito de Delmiro Gouveia, maior município da região, prometendo uma gestão mais “próxima do povo”. Após 3 anos e 8 meses de gestão, a popularidade já não é a mesma.

Pesquisa eleitoral do Instituto Data Sensus, realizada no dia 28 de agosto e divulgada nessa quarta-feira (2), aponta que o atual prefeito de Delmiro Gouveia não seria reeleito se as eleições fossem hoje. Padre Eraldo, que venceu as eleições de 2016 com 52,7% dos votos válidos, aparece apenas em terceiro lugar no levantamento que mediu a opinião do eleitor do município.

Após o resultado da pesquisa, os rumores de que Padre Eraldo vai desistir de disputar a reeleição aumentaram. “Existe uma divisão no grupo. Vários assessores e secretários defendem que ele seja candidato, enquanto outros acreditam que é melhor não disputar em função do desgaste da gestão. O próprio prefeito está desanimado e já vem dizendo que não pretende ser candidato”, diz um assessor da prefeitura que pede para não ser identificado.

A desistência de Padre Eraldo pode beneficiar, ainda que indiretamente, candidatos adversários do ex-prefeito Lula Cabeleira e da filha dele, Ziane Costa (MDB), que é pré-candidata a prefeita. Atualmente, existem cinco pré-candidatos em campanha no município e todos pontuaram na pesquisa. O maior número de candidatos, segundo vários analistas, beneficiaria diretamente o grupo de Lula Cabeleira, que teria hoje menos de 40% dos votos, mas venceria porque nenhum dos demais candidatos alcançaria mais que 16%. A probabilidade de Ziane perder seria bem maior num confronto direto com apenas outro candidato.

Veja o resultado da pesquisa

A pesquisa, encomendada pela Agência Publicitária Oitcho2 ao Instituto DataSensus, ouviu 834 pessoas no dia 28 de agosto em todos os bairros e povoados de Delmiro Gouveia. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,4%, o levantamento perguntou em que o eleitor votaria se as eleições fossem hoje. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-00624/2020.

Na questão espontânea, mais da metade dos entrevistados ou 52,2% não sabe em quem votar. Entre os nomes citados, Ziane Costa aparece com 20,5%; Dr Renato Torres (PSB) tem 9,6%, Padre Eraldo (PSD) 8,3%; Delegado Rodrigo (Avante) 3,2%; Gabriel Varjão (DC) 1,1% e Lula Cabeleira 0,2%, outros 0,6%. Branco/Nulo: 4,3%
Na questão estimulada, com os nomes de cinco pré-candidatos citados, Ziane Costa lidera com 38%; Dr Renato Torres (PSB) tem 16,4%, Padre Eraldo (PSD) 11,9%; Delegado Rodrigo (Avante) 7,1% e Gabriel Varjão (DC) 2,8%. Não sabe / Não opinou 18,4% e Branco/Nulo: 5,4%

A pesquisa testou ainda outros cenários, com número menor de candidatos.

Cenário 1: Ziane 41%; Dr Renato 16,9%; Eraldo 12,7%; Delegado 7,9%; Branco/Nulo: 4,8% e
Não Sabe/Não Opinou:16,7%

Cenário 2: Ziane 43,2%; Dr Renato 21%; Eraldo 13%; Branco/Nulo: 5% e Não Sabe/Não Opinou:16%.

Cenário 3: Ziane 45%; Dr Renato 20,3%; Eraldo 12,8%; Gabriel 3,1%; Branco/Nulo: 5% e
Não Sabe/Não Opinou:15,6%.