Política

Senador ‘trocou’ Tereza Nelma por assessora de seu gabinete

Senador Rodrigo Cunha destituiu deputada federal Tereza Nelma da presidência do PSDB em Maceió

Por Blog do Edivaldo Júnior 04/09/2020 10h10
Senador ‘trocou’ Tereza Nelma por assessora de seu gabinete
Senador Rodrigo Cunha. Foto: Pedro França/Agência Senado.

Nesta sexta-feira, o jornalista Edivaldo Júnior publicou em seu blog sobre como é difícil arriscar quem vai a ‘levar a melhor’ no jogo de perde perde dos tucanos em Alagoas. O senador Rodrigo Cunha, elevado ao posto de todo poderoso do PSDB no Estado, destituiu a deputada federal Tereza Nelma da presidência do PSDB em Maceió.

De acordo com o jornalista, na prática, o presidente estadual do partido decidiu cancelar por ‘inconsistência jurídica’ a convenção que elegeu Tereza presidente da legenda na capital.

O pano de fundo dessa disputa seria a indicação de um nome para a vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito do PSB e deputado federal JHC.

Mas antes mesmo de anunciar a destituição de Tereza, o que fez por meio de nota no dia 2 deste mês, Rodrigo Cunha já tinha nomeado uma nova comissão provisória do PSDB em Maceió.

Na prática, Tereza foi ‘trocada’ por uma assessoria do gabinete de Rodrigo Cunha em Brasília. A nova presidente do PSDB é Karolina Gama Carnaúba Azevedo. Ela é assessora parlamentar, função SF02 (a mais alta do gabinete), lotação no Gabinete do Senador Rodrigo Cunha.

Um detalhe é que Karina e toda a nova comissão provisória do partido em Maceió foi nomeada no dia 1o de novembro, um dia antes, portanto, de Tereza Nelma ter feito convocação da convenção para a escolha de candidatos. Na prática, a deputada foi destituída sem aviso prévio.

No time

A nova comissão provisória do PSDB é formada por 7 integrantes. Destes, pelo cinco seis são assessores comissionados ou do gabinete de Rodrigo Cunha em Brasília ou do seu escritório de apoio em Maceió.

Veja a nova composição:

  • Karolina Gama Carnaúba Azevedo – Presidente (assessoria gabinete)
  • Fabio Rodrigues de Lima Secretário-Geral (assessoria escritório de apoio)
  • Sergio Túlio de Albuquerque Cavalcante (assessoria gabinete)
  • Fábia Luciana Peixoto Daniel Membro (assessoria escritório de apoio)
  • Gustavo Guilherme Maia Nobre Silva Membro (assessoria escritório de apoio)
  • Hermann Braga de Lyra Neto Membro (ex-assessor desincompatibilizado que pode ser indicado por Rodrigo Cunha para vice de JHC.)
  • Paula Leite Peixoto Castro Membro