Política

Dois ‘estreantes’ aparecem entre favoritos para Câmara de Maceió

Por Joyce Andrea (Estagiária/Sob Supervisão)* com Jornal de Alagoas 18/09/2020 19h07
Dois ‘estreantes’ aparecem entre favoritos para Câmara de Maceió
Allan Pierre - Foto: Foto: divulgação

Nas eleições de 2020, pela primeira vez a Câmara de Vereadores terá 25 vagas, quatro a mais do que as 21 da atual legislatura. A expectativa é que a renovação fique acima dos 50%. Ainda assim, os atuais vereadores despontam como favoritos na pesquisa Data Sensus, divulgada na última segunda-feira(14).

No voto espontâneo, em que nenhum nome é apresentado ao entrevistado, os nove primeiros colocados são vereadores na atual legislatura. Mas alguns ‘estreantes’ conseguem pontuar bem e aparecem entre os prováveis eleitos.

Segundo o levantamento do Data Sensus,  se a eleição municipal de 2020 fosse hoje, Alan Pierre  (PSC) e Fábio Costa (PSB) seriam eleitos para a câmara de vereadores. Eles aparecem, empatados, na décima posição e despontam como favoritos nesse momento.

A pesquisa de intenção de voto registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que Alan Pierre, líder comunitário do Benedito Bentes e candidato pelo PSC, se destaca na 10a posição, atrás apenas de candidatos que já tem mandatos e eleitorado consolidado, como Luciano Marinho (PTN) e Davi Davino (PP).

Num cenário onde os 25 primeiros colocados, garantem uma vaga na câmara de Maceió, tal colocação pode assegurar a vitória do estreante, assim como do candidato do MDB Delegado Fábio Costa, que também se candidata pela primeira vez.

Perfil

Enquanto Fábio Costa se destaca pelo trabalho como delegado na Polícia e atuação nas redes sociais, no estilo que agrada bolsonaristas, Allan Pierre é reconhecido como líder comunitário, com forte atuação no Benedito Bentes. Ele defende a proposta de criação de um polo industrial em áreas que pertencem as Usinas Cachoeira do Meirim e Santa Clotilde, no bairro do Benedito Bentes, na rodovia AL-105. 

Ao destacar que um dos maiores problemas do País na atualidade é o desemprego, Alan Pierre revela que vem defendendo a proposta de um polo industrial na região há dois anos. Sua principal pauta de campanha é o desenvolvimento para a parte alta da cidade e a geração de emprego e renda. A campanha do candidato vem sendo feita atrvés de reuniões, caminhadas e carreatas, além das redes sociais: https://www.instagram.com/allanpierre2020/ ou no Instagram @allanpierre2020

Pesquisa

Esta é a primeira pesquisa após a definição do novo cenário político que acabou de ser confirmado nas convenções partidárias. No levantamento, registrado na Justiça Eleitoral foram entrevistados 1.205 eleitores, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra, e intervalo de confiança de 95%.

Foram ouvidos eleitores de 16 anos ou mais, com estratificação por idade e sexo do eleitorado da capital de Alagoas, equivalente a 592.388 pessoas. A amostra foi feita pelo método PPT – Probabilidade Proporcional ao Tamanho.