Política

Quem ganha no segundo turno em Maceió? Veja pesquisa

Levantamento realizado aponta disputa acirrada entre quatro candidatos

Por Blog do Edivaldo Júnior 19/09/2020 09h09
Quem ganha no segundo turno em Maceió? Veja pesquisa

Nessa sexta-feira, o jornalista Edivaldo Júnior publicou em seu blog sobre a primeira pesquisa eleitoral em Maceió que o Instituto Data Sensu divulgou na segunda-feira (14) após a definição do novo cenário político confirmado nas convenções partidárias. De acordo com a publicação, o levantamento realizado no dia 12 de setembro aponta para disputa acirrada entre quatro candidatos e joga a escolha do futuro prefeito da capital para o segundo turno.

O jornalista esclarece que apenas três dos quatro primeiros colocados aparecem na simulação: JHC (PSB), Alfredo Gaspar (MDB) e Davi Filho (PP).

A pesquisa seria realizada sem o nome de Cícero Almeida (DC). “Decidimos colocar o nome dele depois que o partido confirmou a candidatura. Como o questionário já tinha sido encaminhado ao TSE, o nome não entrou na simulação de segundo turno”, explica Eugênio Albuquerque, diretor do instituto de pesquisa.

Na pesquisa, foram traçados os cenários espontâneo e estimulado.

Cenário espontâneo

Alfredo Gaspar (MDB) – 7,7%
JHC (PSB) – 5,2%
Davi Davino Filho (PP) – 1,2%
Rui Palmeira (sem partido) – 1,2%
Outros – 3,0%
Branco/Nulo – 9,4%
Não sabe – Não opinou – 72,3%.

Cenário estimulado

JHC (PSB) – 23%
Alfredo Gaspar (MDB) – 20%
Cícero Almeida – 15%
Davi Davino (PP) – 10%
Ricardo Barbosa (PT) – 2%
Lenilda Luna (UP) – 1%
Outros* – 1%
Branco/Nulo – 11%
Não sabe – Não opinou – 17%.
(*Josan Leite, Cícero Filho, Corintho Campelo, Ricardinho Santa Ritta)

Segundo turno

No confronto direto, simulando um eventual segundo turno, o Data Sensus, testou três cenários possíveis. Em todos, o deputado federal JHC, do PSB, venceria, se as eleições fossem hoje.

Cenário 2:

JHC (PSB) – 42%
Alfredo Gaspar (MDB) – 28%
Branco/Nulo – 14%
Não sabe – Não opinou – 14%.

Cenário 3:

Alfredo Gaspar (MDB) – 34%}
Davi Filho (PP) – 30%
Branco/Nulo – 17%
Não sabe – Não opinou – 19%.

Cenário 4:

JHC (PSB) – 44%
Davi Filho (PP) – 24%
Branco/Nulo – 15%
Não sabe – Não opinou – 17%.

Retrato do momento

O jornalista Edivaldo Júnior lembra que a pesquisa reflete o momento atual. Falta muito até a eleição. Os candidatos só agora estão começando, de fato, a campanha. Uma definição mais clara será possível depois do início do guia eleitoral. E nesse quesito, Davi e Gaspar estão melhores que JHC. Eles devem ficar, respectivamente, com 3min10segundos, 2m30s e 1m40s. Pesa, claro, o bom uso das redes sociais e o corpo a corpo.

É esperar para ver se JHC mantém o favoritismo ou se a força e habilidade dos outros candidatos vai conseguir reverter essa vantagem.

A pesquisa

O Instituto Data Sensus entrevistou 1.205 pessoas em Maceió, no dia 12 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número AL00093/2020.

O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,83% – para mais ou para menos – sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Foram ouvidos eleitores de 16 anos ou mais, com estratificação por idade e sexo do eleitorado da capital de Alagoas, equivalente a 592.388 pessoas. A amostra foi feita pelo método PPT -Probabilidade Proporcional ao Tamanho (Para mais detalhes, verificar imagens abaixo)

Arapiraca

Volto ainda com mais detalhes da pesquisa Data Sensus. A demora é reflexo do imbróglio emedebista no agreste que ganhou considerável espaço não só neste blog, mas em toda a mídia alagoana.