Política

MDB Nacional tira chance de Luciano Barbosa ser candidato

Arapiraca: Justiça Eleitoral reconhece como legítimo o direito da Executiva Nacional de intervir

Por Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 20/09/2020 10h10
MDB Nacional tira chance de Luciano Barbosa ser candidato
Luciano Barbosa; Foto: Reprodução

O jornalista Edivaldo Junior publicou, nesse sábado (19), em seu blog sobre a decisão do MDB Nacional que inviabiliza a candidatura de Luciano Barbosa a prefeito em Arapiraca.

Segundo publicação, Agora Luciano não tem qualquer chance de disputar o pleito como candidato a prefeito do município.

Veja aqui decisão do MDB na integra.

Texto: 

O imbróglio emedebista em Arapiraca não tem solução fácil. A direção nacional invalidou a convenção realizada pela legenda no município, no dia 15.

Para complicar, a convenção convocada pela Executiva Estadual, no dia 16, teve duas atas. Uma registrada pela municipal, outra pela estadual – esta última sem candidatos.

Só o fato de realizar convenções paralelas e registrar três atas seria suficiente para provocar grande dúvida jurídica no MDB Arapiraca, com tendência de inviabilizar a candidatura de Luciano Barbosa à prefeitura. Por tabela, a chapa dos candidatos a vereador também não seria registrada.

Outro fato tira, do ponto de vista partidário, qualquer possibilidade de Luciano Barbosa ser candidato a prefeito pelo MDB.

O diretório nacional do partido anulou a reunião do dia 15 e validou a convenção do dia 16, realizada pela estadual – justo a que gerou ata sem candidatos.

Em casos similares – realização de mais uma convenção do mesmo partido, com mesmo objetivo, no município – a Justiça Eleitoral reconhece como legítimo o direito da Executiva Nacional de intervir. Em última análise, a palavra final será do presidente do MDB, Baleia Rossi. E ele decidiu cancelar o registro de candidaturas no município.

Veja trecho da decisão de Baleia Rossi: “No caso específico, há o relato de que o MDB de Arapiraca não só descumpriu as diretrizes político-partidárias estabelecidas pelo MDB Estadual, como também realizou Convenção ao arrepio da determinação estabelecida, servindo em benefício pessoal de um de seus filiados. A Convenção Municipal, inclusive, foi realizada sem a participação do Presidente do Diretório Municipal. Por isso, objetivamente, impõe-se a atuação urgente do Diretório Nacional, na pessoa de seu Presidente, para evitar maiores danos ao MDB, como autorizado pelo art. 35, V e VII do Estatuto do MDB.”

Rossi continua: “Assim, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, não só ratifico as diretrizes político-partidárias estabelecidas pelo MDB de Alagoas, como confirmo a anulação da Convenção Municipal realizada pelo MDB de Arapiraca. Dê-se ciência urgente dessa decisão ao MDB Alagoas e, se for o caso, à Justiça Eleitoral. Comunique-se também o MDB de Arapiraca, por qualquer meio (telefone, e-mail, aplicativo de mensagens), para que, em 2 (dois) dias, caso queira, apresente razões para o descumprimento do que restou estabelecido pelo MDB Estadual. Brasília, 15 de SETEMBRO de 2020.”