Política

Saiba porque Luciano Barbosa não será candidato

Vice-governador não irá mais concorrer às eleições em Arapiraca, mas iniciou campanha no último domingo (27)

Por Blog do Edivaldo Júnior 29/09/2020 10h10
Saiba porque Luciano Barbosa não será candidato
Luciano Barbosa. Foto: reprodução.

Nessa segunda-feira, o jornalista Edivaldo Júnior publicou em seu blog que Luciano Barbosa (MDB) não será candidato a prefeito em Arapiraca. De acordo com a publicação, apesar disso, o vice-governador iniciou a campanha nesse domingo (27), visitando alguns bairros de Arapiraca. E deu sequência nessa segunda-feira (28) pela manhã.

Segundo o jornalista, tudo indica que desta vez a jornada de Luciano como candidato será muito curta. Na sequência do imbróglio emedebista em Arapiraca, ele enfrentará dois obstáculos pela frente: o julgamento do registro de sua candidatura e uma eventual expulsão do MDB.

No primeiro obstáculo, Luciano e seus advogados vão trabalhar para validar a convenção que o escolheu candidato – o que cria dúvida jurídica razoável.

Na realização de convenções paralelas, a exemplo do que ocorreu com o MDB no município, nos dias 15 e 16, prevalece – de acordo com jurisprudências – a posição do diretório nacional do partido.

O prazo para qualquer registro de candidaturas acabou no sábado (26). O diretório estadual do MDB, orientado pela executiva nacional, esperou até a “última hora” por um entendimento. Sem acordo, o partido estadual registrou ata sem candidatos a prefeito e a vereador no município.

Ainda que a Justiça Eleitoral acate o pedido inicial da candidatura, aprovada na convenção do dia 15, que foi anulada, resta ainda uma ‘carta na manga’ ao diretório estadual do MDB: a expulsão.

Segundo o TSE, “Caberá ao partido político requerer, até a data da eleição, o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada sua ampla defesa, observadas as normas estatutárias. É permitido ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou que renunciar ou falecer após o prazo do registro.”

A substituição, segundo o TSE, poderá ser requerida até 20 dias antes do pleito, para cargo majoritário e para cargo proporcional, exceto no caso de falecimento.

E a expulsão, anote aí, será o ‘último’ recurso usado nesse imbróglio – se necessário. Ou seja, o partido poderá até ter outros nomes na disputa, dependendo do que decidir a Justiça Eleitoral.

Como a candidatura é do partido, o que pode acontecer é a substituição – ou não – de um nome por outro. A decisão final, será do presidente estadual do MDB, senador Renan Calheiros. E a julgar pelas recentes declarações do senador, Luciano está fora do jogo.

Campanha

Veja texto da assessoria de Luciano Barbosa:

Luciano conversa com feirantes no centro de Arapiraca

O segundo dia de campanha do futuro prefeito Luciano Barbosa e da vice Rute Nezinho ocorreu, nesta segunda-feira (28), no Mercado Público Municipal e na feira livre da cidade de Arapiraca.

Acompanhados de candidatos a vereador e lideranças locais, Luciano Barbosa e Rute Nezinho caminharam pelas ruas centrais, conversando com feirantes, populares e ouvindo atentamente as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras que comercializam os mais diversos produtos para sustentar suas famílias.

Na ocasião, Luciano recebeu muitos cumprimentos e votos de apoio à candidatura. “Esse contato é a melhor forma de conhecer a realidade de nosso povo e saber do que os feirantes precisam”, afirma Luciano Barbosa.