Política

Davi, Gaspar e JHC terão 75% do tempo da rádio e TV

Segundo a tabela divulgada pelo TSE, 5 candidatos dividem aproximadamente 2 minutos

Por Blog Edivaldo Junior 30/09/2020 09h09
Davi, Gaspar e JHC terão 75% do tempo da rádio e TV
JHC, Gaspar e Davi; Foto: Reprodução

O jornalista Edivaldo Junior publicou em seu blog, na terça-feira (29), sobre a divisão do tempo do guia eleitoral em Maceió. Segundo Edivaldo, os candidatos a prefeito –Davi, JHC e Gaspar juntos receberam 75% de todo o tempo de Radio e TV. Outros 5 candidatos vão ter que dividir aproximadamente  2 minutos e 30 segundos.

Segundo estimativa, Davi Filho (PP) terá 3 minutos e 10 segundos do guia eleitoral, Gaspar ficará com 2 minutos e 36 segundos e JHC com 1 minuto e 43 segundos.

Os outros candidatos que terão de dividir aproximadamente 2 minutos e 30 segundos, são: Ricardo Barbosa (PT) Valéria Correia (PSOL), Cícero Filho (PCdoB) e Cícero Almeida (DC) e Josan Leite (Patriota).

Texto na integral:

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na sexta-feira (25) a tabela de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados para fins da distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão nas Eleições2020.

A partir do quantitativo de deputados dá para fazer uma estimativa do cálculo que cada candidato a prefeito terá de tempo no guia eleitoral e nas inserções deste ano.

Em Maceió, quem lidera nesse quesito é Davi Filho (PP). O deputado estadual conseguiu reunir proporcionalmente o maior número de deputados em sua coligação e deve ficar com 3 minutos e 10 segundos do guia eleitoral que terá 10 minutos na programação da rádio e da TV, em dois horários diários.

O candidato do MDB, Alfredo Gaspar de Mendonça, terá o segundo maior tempo. Pela estimativa ficará com 2 minutos e 36 segundos. O deputado federal JHC (PSB) vai ficar com o terceiro maior tempo, com cerca de 1 minuto e 43 segundos.

Juntos, Davi, Gaspar e JHC vão ficar com 75% do tempo da rádio e TV.

Dos 2m30s que sobram para os outros candidatos, o candidato do PT, Ricardo Barbosa levará 1 minuto e 5 segundos, restando menos de um minuto e meio para dividir entre outros quatro candidatos: Valéria Correia (PSOL), Cícero Filho (PCdoB) e Cícero Almeida terão tempo igual. Cada um deve ficar com cerca de 19 segundos. Já o candidato do Patriota, Josan Leite, terá cerca de 18 segundos.

Um detalhe:  estes são tempos aproximados.

Outro detalhe importante: os demais candidatos, Lenilda Luna (UP) e Corinto Campelo (PMN) não terão tempo no guia leitoral.

Inserções

Além do guia eleitoral, os candidatos terão direito a 70 minutos diários de inserções (anúncios distribuídos em 30 ou 60 segundos) na programação das emissoras. Aqui a conta é mais complicada, especialmente nas maiores coligações. Isso porque os candidatos a prefeito ficam com 60% do tempo das inserções e os candidatos a vereador com 40%, mas o cálculo é feito, no primeiro caso pela coligação e no segundo apenas pelo partido.

Mas a regra da proporcionalidade é a mesma. Davi terá pouco mais de 31% do tempo, seguido de Gaspar com pouco mais de 26% e com mais de 17%.

Veja aqui a portaria na íntegra: PORTARIA TSE Nº 722 DE 24 DE SETEMBRO DE 2020