Política

Fábio Guedes assume Educação com desafio importante

Prioridade é a volta das aulas com continuidade dos bons resultados que foram alcançados pelos ex-secretários

Por Blog do Edivaldo Júnior 01/10/2020 09h09
Fábio Guedes assume Educação com desafio importante
Fábio Guedes. Foto: reprodução.

Nessa quarta-feira (30), o jornalista Edivaldo Júnior publicou em seu blog que novo secretário de Educação de Alagoas, Fábio, assume a Pasta com um enorme desafio pela frente. De acordo com a publicação, a prioridade hoje é a volta das aulas na rede estadual de ensino. E a missão é dar continuidade aos bons resultados que foram alcançados pelos ex-secretários Luciano Barbosa e Laura Souza.

Edivaldo Júnior conversou com o novo secretário sobre suas expectativas para a Pasta. Guedes foi presidente da Fundação de Pesquisas de Alagoas por mais de 5 anos, o que permitiu uma aproximação maior com as áreas acadêmica e científica. Em que pese o imbróglio político que resultou na mudança na Educação, Fábio reconhece o trabalho realizado na área por Barbosa.

“Chego com a missão de dar continuidade aos resultados da Pasta, que é uma das mais bem avaliadas no governo. E a avaliação veio do ponto de vista objetivo, com resultados do IDEB e também o prêmio Escola Nota 10”, aponta.

O trabalho, avisa Guedes, será realizado com a mesma equipe técnica que atuou na secretaria na gestão do Luciano e Laura. “A Pasta tem servidores competentes e capacitados. A diferença do momento em que entrei na Fapeal é que eu tinha que montar tudo e construir pontes que estavam desmontadas com a comunidade acadêmica e científica. Agora, apesar de ser em escala maior, as coisas estão andando bem”, pondera.

Na conversa com o jornalista, o novo secretário faz um comparativo com uma corrida: “o carro está alinhado, pneus novos, só vai haver troca de pilotos, mas tem plano de voo. É seguir a orientação. Tenho princípios, a exemplo da proximidade, ética e transparência. Eles guiam a gente também nesse novo desafio”.

A Secretaria de Educação, no entanto, será um novo aprendizado para Fábio Guedes. “Sempre tem que aprender na missão. Claro que hoje estou mais amadurecido do que há 5 anos, quando o governador me convidou para a Fapeal. A experiência no Executivo, que eu ainda não tinha, ajudará muito. Esses cinco anos permitiriam conhecer melhor a estrutura e trouxeram mais tranquilidade para este momento”, pondera.

Durante o bate-papo, Fábio Guedes aponta, ainda, que seu maior desafio este ano é a questão da volta as aulas. “Não há consenso no Brasil. Temos que aprender com os outros Estados. Tenho boas relações secretários e técnicos da Educação de outros Estados, com Sergipe, Paraíba e Pernambuco, o que pode ajudar. De antemão, acho que se precisa avançar muito em tecnologia. A gente precisa travar essa batalha também com outros horizontes. Voltar aulas nesse omento, aproximando ciência e tecnologia com cultura, esporte. Mas não será difícil. A Secretaria tem uma excelente equipe que já sabe como fazer a educação”.

Para Guedes, na volta as aulas “a questão de jovens, mais os adultos e fundamental médio é mais fácil de resolver. O problema maior é com as crianças. Os pais, com razão, tem uma grande preocupação com a participação delas nas aulas presenciais neste momento de pandemia. Vamos conversar com todos os segmentos e buscar a melhor solução para Alagoas”, aponta.

Quanto a sua escolha, Guedes reforça: “é um cargo técnico. O governador sempre fez a escolha pelo meu nome por uma questão técnica”, diz, acrescentando que “o diálogo neste momento é muito importante para a Secretaria . Eu sempre prezei pelo dialogo e vamos continuar a trabalhar nesta linha. Também tenho boas relações na classe politica e a Secretaria estará de portas abertas para todos”.