Política

Pesquisas dos institutos alagoanos tem boa qualidade, diz jornalista

Em outras palavras, precisamos dar mais valor à “prata da casa”

Por Blog Edivaldo Junior - Gazetaweb 16/10/2020 09h09
Pesquisas dos institutos alagoanos tem boa qualidade, diz jornalista
Imagem ilustrativa; Foto: Reprodução

O jornalista Edivaldo Junior publicou em seu blog, nessa quinta-feira (15), sobre o continuo acerto das pesquisas eleitorais feitas em Alagoas. Segundo Edivaldo, a recente divulgação de pesquisas do Ibope (9 de outubro) e Paraná Pesquisa (14 de outubro) em Maceió confirmou, com pequenas variações números antecipados por institutos alagoanos, a exemplo do TDL e Data Sensus.

“Em outras palavras, precisamos dar mais valor à “prata da casa”, escreveu ele.

O texto ainda trás um comentário do diretor da Data Sensus, Eugênio Albuquerque.

“Sem falsa modesta em 12 de setembro (há um mês) o instituto Data Sensus trazia em primeira mão o empate técnico entre Jhc e Alfredo, o Cícero em terceiro e também o empate na espontânea com Alfredo na ponta. Algumas dessas informações até foram contestadas, mas estivemos firmes porque nas ruas sempre trazemos o resultado verdadeiro”.

Texto na integra:

O acerto das pesquisas dos institutos ‘made in Alagoas’

Pesquisa eleitoral, não custa repetir, é o ‘retrato’ do momento. Por regra, nesse mercado, os resultados dos institutos que atuam em todo o território nacional tem maior ‘peso’ ou ‘credibilidade’, porque se imagina que empresas de ‘fora’ são mais isentas.

Levantamentos do Ibope, Paraná Pesquisa ou Data Folha são considerados referências nesse mercado.

Mas os institutos ‘made in Alagoas’ também tem feito o dever de casa. E bem. Não só nesta, mas também em outras eleições. O Ibrape, por exemplo, costuma antecipar resultados com eficiência semelhante (no caso de Alagoas) ao Ibope.

A recente divulgação de pesquisas do Ibope (9 de outubro) e Paraná Pesquisa (14 de outubro) em Maceió confirmou, com pequenas variações números antecipados por institutos alagoanos, a exemplo do TDL e Data Sensus.

Em outras palavras, precisamos dar mais valor à “prata da casa”.

Pessoalmente, avalio que os levantamentos dos institutos locais tem boa qualidade e, por regra, são isentos. E para quem não gosta dos resultados, um único conselho: não se ‘briga’ com pesquisa. Quando feitas por profissionais qualificados, elas podem e devem servir para redefinir ou manter estratégias políticas e eleitorais.

Sobre o tema recebi um breve comentário do diretor da Data Sensus, Eugênio Albuquerque: “Sem falsa modesta em 12 de setembro (há um mês) o instituto Data Sensus trazia em primeira mão o empate técnico entre Jhc e Alfredo, o Cícero em terceiro e também o empate na espontânea com Alfredo na ponta. Algumas dessas informações até foram contestadas, mas estivemos firmes porque nas ruas sempre trazemos o resultado verdadeiro”.