Política

Pesquisa Ibope revela empate de Alfredo Gaspar com JHC

Cícero Almeida, 6%; Valéria Correia, 3%; Josan Leite, 2%; Ricardo Barbosa, 2% e demais candidatos permanecem com 1%

Por Blog do Edivaldo Júnior 23/10/2020 19h07
Pesquisa Ibope revela empate de Alfredo Gaspar com JHC
Foto: reprodução

De acordo com a segunda pesquisa TV Gazeta/Ibope em Maceió, divulgada durante o telejornal AL TV 2, na noite desta sexta-feira (14),  aponta um novo cenário após 14 dias da divulgação do primeiro levantamento.

O cenário continua de disputa acirrada entre os dois primeiros colocados. De acordo com o levantamento, realizado em todos os bairros da capital, o ex-procurador Alfredo Gaspar de Mendonça e o deputado federal JHC aparecem agora numericamente empatados, com 24% cada um. Os dois candidatos oscilaram negativamente, na comparação com o resultado anterior, 2% e 2% respectivamente.

O candidato Cícero Almeida, que tinha 10% e apareciam em terceiro na pesquisa anterior também oscilou negativamente e tem agora 6%. Já o candidato Davi Davino Filho teve forte crescimento, aumentado 10 pontos percentuais, saindo de 5% para 15%, mais de 0,7 ponto percentual por dia.

Neste cenário, se as eleições fossem hoje, nenhum dos candidatos a prefeito de Maceió conseguiria votos suficientes para vencer no primeiro turno.

Os demais candidatos, segundo o Ibope foram citados por 3% ou menos do eleitorado, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa.

Os eleitores que demonstram intenção de votar nulo ou em branco somam 10% e os indecisos são 11%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 23 de outubro, ouvindo 504 entrevistados por meio do telefone. Segundo o Ibope, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para a realização das entrevistas foram selecionados aleatoriamente, dentro do município, números de telefones com base no cadastro da operadora de telefonia local dos números pós-pagos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº AL-00075/2020.