Política

Cícero Almeida apresenta queda na intenção de votos

Entre os candidatos, o ex-prefeito vem apresentando maior rejeição na intenção de votos do que o esperado

Por Blog do Edivaldo Júnior 24/10/2020 09h09
Cícero Almeida apresenta queda na intenção de votos
Foto: reprodução

O resultado do Ibope sobre a opinião do eleitor de Maceió divulgado, nessa sexta-feira (23), demonstrou que os candidatos, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB) seguem empatados, agora numericamente com 24%.

O crescimento de Davi Davino Filho (PP) já era esperado, pela ‘troca’ do nome da urna e pela intensidade da campanha. A ‘desidratação’ eleitoral do ex-prefeito Cícero Almeida (DC) também já era esperada. Mas foi maior do que se imaginava. Ele caiu de 10% (na pesquisa do dia 9 de outubro) para 6% no levantamento divulgado ontem. É um reflexo do isolamento político, do ‘imbróglio’ interno na sua coligação e do pouco tempo na rádio e TV.

Na espontânea, Almeida que foi para o segundo turno em 2016, tem apenas 2% e já empata numericamente com os candidatos Ricardo Barbosa (PT), Valéria Correia (PSOL) e Josan Leite (PSL).

Não é só. A rejeição ao nome de Almeida também cresceu. Na pesquisa anterior era 49%, agora é de 52%. Neste cenário, Cícero corre risco de ‘embolar’ na disputa e de ficar entre os últimos colocados.

Veja a pesquisa

Estimulada

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Gazeta de Alagoas nesta sexta-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de Maceió nas Eleições 2020:

Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 24%
JHC (PSB): 24%
Davi Davino Filho (Progressistas): 15%
Cícero Almeida (DC): 6%
Valéria Correia (PSOL): 3%
Josan Leite (Patriota): 2%
Ricardo Barbosa (PT): 2%
Lenilda Luna (UP): 1%
Corintho Campelo (PMN): 1%
Cícero Filho (PCdoB): 1%
Nenhum/branco/nulo: 10%
Não sabe/Não respondeu: 11%

Pesquisa espontânea

O Ibope também tratou da intenção de votos espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados. Veja os resultados:

Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 20%
JHC (PSB): 17%
Davi Davino Filho (Progressistas): 10%
Cícero Almeida (DC): 2%
Josan Leite (Patriota): 2%
Ricardo Barbosa (PT): 2%
Valéria Correia (PSOL): 2%
Lenilda Luna (UP): 0%
Cícero Filho (PCdoB): 0%
Corintho Campelo (PMN): Não foi citado
Outros: 1%
Nenhum/branco/nulo: 12%
Não sabe/Não respondeu: 33%

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

Cícero Almeida (DC): 52%; Ricardo Barbosa (PT): 23%; Lenilda Luna (UP): 19%; Cícero Filho (PCdoB): 18%; Corintho Campelo (PMN): 18%; JHC (PSB): 16%; Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 16%; Valéria Correia (PSOL): 16%; Davi Davino Filho (Progressistas): 15%; Josan Leite (Patriota): 15%;  Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas. Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos Foram ouvidos 504 eleitores da cidade de Maceió de 21 a 22 de outubro, por telefone. O registro na Justiça Eleitoral: AL 0075/2020

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.