Política

Apenas 10% dos candidatos concorrem a vereador

No cenário atual, a renovação na Câmara de Maceió deve passar com folga dos 50%

Por Blog Edivaldo Junior - Gazetaweb 28/10/2020 10h10
Apenas 10% dos candidatos concorrem a vereador
Imagem ilustrativa; Foto: Reprodução

Segundo o texto publicado pelo jornalista Edivaldo Junior, nessa terça-feira (27), em seu blog só 10% dos candidatos a vereadores de Maceió vão concorrer “pra valer” as vagas na câmara. O texto faz as contas das desistências e indeferimentos de candidaturas, que estão levando o numero de candidatos bem para baixo do seu total atual.

Texto na integra:

Maceió tem 598 nomes na lista de candidatos a vereador concorrendo a 25 vagas para a Câmara de Vereadores este ano. Na calculadora, daria 23,92 concorrentes para cada cadeira. Daria…

Na prática, a disputa não é tão acirrada assim. As “baixas” já começaram e devem aumentar muito até o dia da eleição.

Na página do Divulgacand do TRE, estão registradas 14 renúncias entre os candidatos a vereador de Maceió. Além disso outras 59 candidaturas foram indeferidas, sendo 54 indeferidos com recurso.

Ou seja, mais de 10% dos candidatos já estão fora do jogo. De cara a concorrência cai para 21 concorrentes por cadeira.

Não é só. Dos 27 partidos que tem candidatos a vereador em Maceió, apenas 10 pelos cálculos de vários analistas, números de pesquisas oficiais e de ‘consumo interno’, tem condições de eleger vereadores em Maceió.

Se a estimativa estiver correta (e é provável que sim) os concorrentes de 17 partidos não terão chances de “chegar lá”, em função das regras eleitorais (quociente partidário) e de uma disputa financeira desigual.

E entre todos os partidos que estão na corrida por uma vaga de vereador em Maceió, apenas seis estão ‘cotados’ para fazer mais de uma cadeira: MDB, PP, PSD, PSB, PODEMOS e PSC.

Na prática, na prática mesmo, contanto com estrutura, força partidária, atuação nas bases e, claro, com a grana, apenas 60 candidatos estão na disputa pra valer por uma vaga de vereador em Maceió. Em outras palavras, de cada dez concorrentes, apenas um é “pra valer”.

Já fiz a avaliação com alguns analistas e volto ao tema em breve, com a projeção do número de vagas e de alguns favoritos.

Só um detalhe. No cenário atual, a renovação na Câmara de Vereadores deve passar, com folga dos 50%. A situação não é muito diferente da maioria das cidades grandes e médias de Alagoas.

Disputa

Veja os partidos que tem candidato a vereador e Maceió: MDB, PP, PSD, PRTB, PSB, PSDB, DEM, PODE, PSC, PTC, PV, PCdoB, PT, Rede, PSOL, PDT, Avante, Cidadania, DC, Patriota, PCB, PMN, PROS, PSL, PTB, Republicanos, UP.

Veja aqui: a relação dos candidatos em Maceió.