Política

Alagoas receberá Forças Armadas durante o primeiro turno

Municípios receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila

Por Redação com Agência Brasil 29/10/2020 14h02
Alagoas receberá Forças Armadas durante o primeiro turno
Foto: Reprodução

Alagoas está entre os quatro estados que solicitaram reforço federal nas eleições municipais deste ano. Nesta quinta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, o pedido que autoriza as Forças Armadas a auxiliar as forças de segurança locais a garantir, o primeiro turno das eleições municipais. Ainda não foi divulgada a relação dos municípios que receberão os militares.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, os locais que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.

Além de Alagoas, outros três estados solicitaram apoio militar, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins. De acordo com o ministro, os governadores de Alagoas (Renan Filho); Amazonas (Wilson Lima); Mato Grosso (Mauro Mendes) e do Tocantins (Mauro Carlesse) manifestaram-se favoravelmente ao envio das Forças Armadas.

Ao pedir ao TSE que autorize a presença de forças federais para garantir a segurança do processo eleitoral, cada TRE deve indicar as localidades onde a atuação militar se faz necessária, apontando fatos e circunstâncias que justifiquem o receio de perturbação das atividades. 

Até a semana passada, seis estados tinham solicitado a presença da força federal: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.