Política

Pesquisa aponta liderança de João Victor em Viçosa

Justiça confirma pesquisa DataSensus com liderança do candidato do Republicanos

Por Redação com Jornal de Alagoas 11/11/2020 23h11
Pesquisa aponta liderança de João Victor em Viçosa
Ao lado do candidato, João Bosco, João Victor lidera pesquisa em Viçosa - Foto: Foto: divulgação

O Jornal de Alagoas teve acesso a mais recente pesquisa do Instituto Data Sensus para a Prefeitura de viçosa, registrada no TRE no dia 5 de novembro e divulgada nesta quarta-feira (11). A divulgação do resultado chegou a ser suspenso a pedido dos advogados de um dos candidatos, mas foi liberada após a Justiça Eleitoral confirmar que a sondagem foi feita dentro da legislação e respeitando as regras estatítiscas.

O levantamento com 800 pessoas, sob o registro AL-04272/2020, aponta que o candidato João Victor (Republicanos) deve ser eleito no próximo dia 15 como novo prefeito do município.

O candidato está na liderança das intenções de votos, com 41% na questão estimulada. Em segundo lugar aparece o atual prefeito da cidade, Davi Brandão (MDB), com 35%. O ex-prefeito Flaubert Filho (PTB) teve 18% das citações e ficou em terceiro. Dos entrevistados, 4% responderam que não sabe ou não opinou e 2% disseram que pretendem votar nulo ou branco.

Na questão espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o candidato João Victor teve 35% das citações, enquanto Davi Brandão foi citado por 32% dos entrevistados e Flaubert Filho por 16%. Dos entrevistados, 14% responderam que não sabe ou não opinou e 3% disseram que pretendem votar nulo ou branco.

Rejeição

O Data Sensus também perguntou ao eleitor em que ele não votaria de jeito nenhum. O candidato Davi Brandão lidera a rejeição com 34,3% das citações, seguido de Flaubert Filho, com 34,1% e João Victor com 13,5%. Dos entrevistados, 18,1 responderam que não sabe ou não opinou.

A pesquisa

A pesquisa Data Sensus foi divulgada nesta quarta-feira (11). Foram ouvidas 800 O número de registro no AL-04272/2020. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.