Política

Fake news: grupo de Nen divulga pesquisa falsa Olho d’Água das Flores

Candidato de oposição, Zé Luiz lidera preferência entre eleitores do município

Por Redação com Jornal de Alagoas 14/11/2020 15h03
Fake news: grupo de Nen divulga pesquisa falsa Olho d’Água das Flores

Logo após divulgação de sondagem de opinião registrada do instituto Global 3 Soluções & Pesquisas, que aponta a liderança do candidato da oposição em Olho d’Água das Flores, pessoas supostamente ligadas ao atual prefeito do município passaram a divulgar nas redes sociais um vídeo com informações falsas sobre o resultado. 

Na pesquisa do Global 3,  registrada na Justiça Eleitoral, o candidato do PP, Zé Luiz, tem a liderança com 45,9% das citações, contra 40,3% alcançado pelo candidato do PL, Carlos André Paes Barreto, o Nen. No vídeo, os resultados foram alterados para favorecer o atual prefeito. O resultado é falso e deverá ser alvo de processo na Justiça Eleitoral. No vídeo também é divulgado o resultado de outra pesquisa, da RF Consultoria, que foi suspenso por liminar pela Justiça Eleitoral, configurando um flagrante desrespeito à ordem judicial.

Veja pesquisa verdadeira

A pesquisa aponta que o candidato Zé Luiz dos Anjos (PP) está à frente com 45,1% da intenção de votos na pesquisa espontânea realizada em Olho d’Água das Flores. Em segundo lugar aparece o  candidato Carlos André Paes Barreto, o Nen (PL), com 39,6% dos votos e em terceiro Moisés Messias (PT) aparece com 0,7% de intenção de votos. Não sabe/Não respondeu teve 13,1% das citações e Branco/Nulo 1,5%.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o candidato progressista Zé Luiz se mantém à frente na intenção de votos, com 45,9%. Em seguida, aparece Nen com 40,3% das intenções e Moisés Messias com 1,7%. Não sabe/Não respondeu teve 10,9% das citações e Branco/Nulo 1,2%.
Na rejeição, em que o eleitor é perguntado em que candidato não votaria de jeito nenhum, Nen teve 31,6% das citações, seguido de Zé Luiz com 22,8% e Moises Messias com 15,0%. Não sabe/Não respondeu teve 30,6%.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número AL-02468/2020. O grau de confiança da amostra é 95% e a margem de erro é 3,4%. Foram entrevistados 720 eleitores com idade acima de 16 anos em todas as localidades das zonas urbana e rural de Olho d’Água das Flores.

Sobre a pesquisa

Pesquisa quantitativa é realizada através de entrevistas com questionários estruturados. Foi utilizada uma amostragem aleatória estratificada representativa do eleitorado do Município de Olho D’Água das Flores-AL com 16 anos ou mais, baseando-se na divisão dos setores censitários do município pelo Censo IBGE 2010, e na divisão do eleitorado local por sexo e idade definida pelo Tribunal Superior Eleitoral. 
Amostras: 720 eleitores com idade acima de 16 anos. Grau de confiança da pequisa: 95%.  Margem de erro: 3,4%.

NOTA OFICIAL

Veja nota oficial do Instituto de pesquisas sofre o fake news:

A empresa Global Soluções e Pesquisa repudia a utilização falsa de uma pesquisa formulada por nossa empresa.
Em vídeo veiculado nas mídias sociais é utilizado o número do registro e dados falsos que seriam supostamente referente à pesquisa realizada por esta empresa.

Este ano a Global 3 realizou dezenas de pesquisas eleitorais em 31 municípios alagoanos, e também como em outros estados da federação.
Segundo consta no sistema do Tribunal Superior Eleitoral foram realizadas 18 pesquisas com registro para as Eleições Municipais de 2020.

Repudiamos qualquer tentativa de utilizar o nome e marca de nossa empresa na tentativa de enganar o eleitorado do município de Olho D’água das Flores.

Global Soluções e Pesquisa