Política

Luciano, Nen e outros candidatos podem ter votos anulados

TSE revela que votos em concorrentes que disputam eleição sub judice só serão validados se candidatos ganharem recursos

Por Redação com Jornal de Alagoas 15/11/2020 05h05
Luciano, Nen e outros candidatos podem ter votos anulados

Os nomes dos candidatos a prefeito Luciano Barbosa, em Arapiraca e Carlos André, o Nen, em Olho d’Água das Flores, além de outros candidatos a prefeito e a vereador de Alagoas aparecem como “anulado sub judice” no aplicativo de apuração de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já pode ser baixado por qualquer eleitor.

Vários candidatos tiveram o registro indeferido pela Justiça Eleitoral em Alagoas, mas ganharam o direito de ter o nome na urna e concorrer sub judice. No entanto, os votos deles serão anulados e só serão validados, posteriormente, se conseguirem ganhar recursos em instâncias superiores.

Em Alagoas, ao menos cinco candidatos a prefeito estão nesta situação e seus nomes já aparecem no aplicativo de apuração do TSE como “anulado sub judice”. Entre os candidatos que estão na condição de voto “anulado sub judice” estão o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, o prefeito de Olho d’Água das Flores, Carlos André, o Nen (PL) e os candidatos a prefeito Arnaldo Higino (PP), em Campo Grande, Zé Adelson (PTB), em Olho d’Água Grande e Dorgival Farias (PP), em Joaquim Gomes. Em Arapiraca também estão na mesma situação vários candidatos a vereador do MDB.

O termo “anulado sub judice” é usado para o candidato que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral ou seja, quem teve o registro negado na primeira instância, recorreu e sofreu nova derrota no TRE (segunda instância). Mesmo assim o nome dele vai constar na urna.

Nova rega

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os votos do candidato indeferidos sub judice não são contabilizados no resultado geral, o que somente mudará se ele tiver êxito no recurso.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a eleição de 2018, a divulgação dos resultados incluía apenas os votos dados a candidatos deferidos, ainda que houvesse algum recurso pendente sobre a situação deles.

No caso de candidatos indeferidos, que ainda tinham algum recurso pendente, a votação não aparecia no resultado, ainda que fosse possível ver a votação em separado. Isso gerava dúvidas para os eleitores que haviam escolhido aquele candidato.

Durante a apuração haverá uma marcação deixando claro que os votos do candidato ainda não são considerados válidos.

Baixe o aplicativo do TSE

Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo de apuração de votos do TSE e fazer usa consulta. Para baixar o app é só acessar este link: Resultados (iOS e Android)