Política

Mensagens sobre anulação das eleições são falsas, alerta TSE

Órgão eleitoral confia fielmente no sistema de votação por urna eletrônica, descartando possibilidade de fraude

Por Redação com Agência Brasil 20/11/2020 19h07
Mensagens sobre anulação das eleições são falsas, alerta TSE
Foto: Divulgação

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), circulam mensagens falsas em redes sociais e aplicativos de mensagens falando sobre a anulação do resultado das eleições em alguns municípios por suspeitas de fraude. O órgão se pronunciou a respeito em nota divulgada nesta sexta-feira (20).

O TSE reafirmou o quão seguro é o sistema das urnas eletrônicas, não havendo contestação dos resultados desde que foi implantado, em 1996. As máquinas possuem 30 camadas de segurança para dificultar fraudes, os dados são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação dos dados.

Para reforçar ainda mais a confiabilidade, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio dos boletins de urna, relatório impresso que indica os votos dados pelo eleitor para cada candidato. O documento é fixado na porta da seção eleitoral ao final do dia de votação. Neste ano, os boletins puderam se conferidos através do aplicativo Boletim Na Mão.

O segundo turno das eleições será realizado em 29 de novembro. O pleito ocorrerá em 57 cidades ao redor do Brasil..