Política

Novo grupo político de AL vai trabalhar para fazer um deputado federal

Em seu blog, o jornalista Edivaldo Júnior, aponta o surgimento de um novo grupo político no Estado

Por Redação com Blog Edivaldo Junior - Gazetaweb 23/11/2020 12h12
Novo grupo político de AL vai trabalhar para fazer um deputado federal
Câmara dos Deputados | Foto: Luis Macedo

Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, as urnas de 2020 apontam os grupos que surgirão como maior força nas eleições estaduais de 2022.

Em sua análise, o jornalista aponta que Paulo Dantas (MDB), Marcelo Victor (SD), Antônio Albuquerque (PTB), Davi Davino Filho (PP) ganharam musculatura este ano e terão voz ativa nas composições do próximo pleito. 

Outros deputados estaduais saíram fortalecidos e preparam terreno para voos mais altos. Nessa lista tem uma estreante na Assembleia Legislativa de Alagoas. A deputada Fátima Canuto conseguiu um dos melhores resultados este ano.

E passa a comandar ao lado do filho, Renato Filho, um dos mais novos grupos do Estado, com peso para fazer um deputado federal em 2022.

Renato foi reeleito prefeito do Pilar com 80% dos votos válidos, terceira maior votação do Estado. A esposa dele, Cecília Rocha, foi eleita prefeita de Atalaia com 62%. As duas cidades são vizinhas, têm o 14o e 12o colégio eleitoral do Estado e somam mais de 56 mil eleitores.

Fátima Canuto também foi voz ativa na eleição do novo prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente (MDB), do prefeito eleito de Inhapi, Tenorinho Malta e da prefeita eleita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB).

A deputada ainda está no PRTB, mas deve migrar para o PSC, partido que é comandado por Renato Filho em Alagoas.

Em Maceió, o PSC, teve o segundo melhor desempenho na Câmara de Vereadores e fez três de 25 cadeiras. Além de Renato e Cecília, o PSC ainda elegeu o prefeito Flávio do Chico da Granja, em Feira Grande e vereadores em vários municípios.

Em Delmiro Gouveia, a maior bancada eleita, com 4 vereadores de um total de 11, é do PSC. Em Pilar, foram 7 do PSC para 12 vagas. Em Atalaia foram 4 em 13 vagas.

A ampliação dos espaços em outros municípios, além de Pilar, dá aos Canuto o título de ‘novo grupo’ na política de Alagoas.  Agora podem ser equiparados a forças tradicionais, a exemplo dos Pereira, Beltrão e Cavalcante, que continuam com força na política alagoana.

E é quase certo que os Canuto darão um passo à frente em 2022. Falta só escolher quem será o nome para disputar a Câmara Federal.