Política

Ibope revela os votos de religiosos, ricos e pobres em Maceió

De acordo com o jornalista Edilvado, a pesquisa aponta recortes bem diferentes do eleitorado

Por Blog Edivaldo Júnior com Gazetaweb 24/11/2020 10h10
Ibope revela os votos de religiosos, ricos e pobres em Maceió
Candidatos à Prefeitura de Maceió | Foto: Reprodução

Em seu blog, o jornalista Edivaldo Júnior discorreu, na manhã desta terça-feira (24), sobre a primeira pesquisa Ibope/TV Gazeta do segundo turno, que segundo ele, mostra uma estratificação do eleitorado bem diferente entre os dois candidatos a prefeito de Maceió.

Leia o texto na íntegra:

Os números da pesquisa divulgada nessa segunda-feira (23) no telejornal AL TV 2 mostram na sondagem espontânea que o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB), lidera a disputa pela prefeitura com 37%, enquanto Alfredo Gaspar (MDB) tem 32%. Nessa amostragem, 16% dos entrevistados não souberam responder, 13% apontaram que pretendem votar branco e nulo e 2% em outros candidatos.

Na amostra estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB) tem com 42% das citações e Alfredo Gaspar (MDB) tem 38%. Nessa amostragem, número de indecisos cai para 9% (não sabe/não respondeu), enquanto 11% disseram que pretendem votar branco ou nulo.

Nos votos válidos – que utiliza a mesma metodologia que a Justiça Eleitoral -, o Ibope aponta JHC com 53% e Alfredo Gaspar com 47%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-08875/2020. A margem de erro de 4%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 504 eleitores, entre os dias 21 e 23 de novembro.

Recortes

No recorte por sexo, Alfredo tem 39% entre os homens e 38% entre as mulheres. JHC tem 38% entre homens e 46% entre as mulheres.

Por idade, o candidato do MDB, Alfredo Gaspar de Mendonça, tem melhor desempenho, de 54%, entre eleitores com 55 anos ou mais e 39% entre eleitores de 35 a 44 anos.

O candidato do PSB, JHC se sai melhor entre os mais jovens. Tem 51% na faixa de 16 a 24 anos e 48% na faixa de 35 a 44 anos.

Renda

No segmento por renda familiar, Alfredo tem melhor desempenho (43%) na faixa de 5 salários ou mais e 41% entre eleitores com de um salário-mínimo.

JHC tem melhor desempenho, com 48% entre eleitores que ganham de 1 a 2 salários e 43% entre os que ganham de 2 a 5 salários.

Religião

Alfredo tem a liderança entre eleitores católicos com, 48%, enquanto JHC com 49% tem melhor desempenho entre evangélicos e também lidera com 46% em outras religiões.

Abstenção

Na pesquisa 89% dos entrevistados disseram que pretendem votar no próximo dia 29. Mas a abstenção deve ficar bem acima de 11%. No primeiro turno, mesmo com a acirrada disputa por uma vaga de vereador, a abstenção em Maceió ficou em 25%.