Política

Pesquisa mostra JHC na liderança com 44% da intenção de votos

Dados mostram vantagem de 6,8% sobre o candidato Alfredo Gaspar

Por Livia Leão com Gazeta Web 26/11/2020 09h09
Pesquisa mostra JHC na liderança com 44% da intenção de votos
Foto: Reprodução

A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Diário do Poder e pela Gazeta de Alagoas, apontou que o JHC (PSB) ampliou a diferença e lidera a disputa para a Prefeitura de Maceió, com 44% da intenção de voto, contra 38,4% do candidato apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira (Sem Partido), Alfredo Gaspar (MDB).

Com a margem de erro de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento confirma os dados apontados na Pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (23), e aponta a liderança de JHC com 5,6 pontos percentuais à frente de Alfredo Gaspar. No levantamento do Ibope, a diferença era de 4% a favor de JHC. Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, 10,6% dos eleitores votarão Branco, Nulo ou em Nenhum e 7% ainda estão indecisos ou preferiram não responder. 

Paraná Pesquisas mostra que JHC amplia diferença e lidera a disputa pela Prefeitura de Maceió 

Ainda de acordo com os dados do instituto, 34,3% dos eleitores responderam que "Com certeza votaria em JHC para Prefeito de Maceió". Já Gaspar somou 24,4%.

Votos válidos

Os números revelam que JHC abre vantagem ainda mais expressiva se considerados os votos válidos. Os dados da pesquisa apontam que o candidato do PSB lidera com 53,4% e o emedebista tem 46,6%, uma vantagem de 6,8%. 

Para calcular os votos válidos, a pesquisa exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que estão indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. 

Nos votos válidos, vantagem de JHC sobre Alfredo Gaspar é de 6,8%

Alfredo tem a maior taxa de rejeição entre os entrevistados, aponta pesquisa

Rejeição

Com relação a rejeição dos postulantes à prefeitura, o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira é o mais rejeitado, com 38,8%. A rejeição de JHC soma 35,5%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número nº. AL-04951/2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 25 de novembro de 2020 e ouviu uma amostra de 800 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais.