Política

JHC já tem apoio de maioria dos vereadores na Câmara

Grupo de sustentação formado pelo prefeito eleito conta até agora com 16 dos 25 novos vereadores

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 02/12/2020 11h11
JHC já tem apoio de maioria dos vereadores na Câmara
Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Maceió, deputado federal JHC (PSB), deu um passo importante nesta terça-feira, menos de dois dias depois de sua vitória no segundo turno da eleição, para assegurar a aprovação de matérias de interesse do Executivo no Legislativo.

O grupo formado em torno do futuro prefeito conseguiu estabelecer maioria na nova composição da Câmara de Vereadores.

Segundo o jornalista, as conversas ainda estão avançando. Mas até esta terça à noite, o grupo de sustentação do novo prefeito já contava com 16 dos 25 novos vereadores – quase dois terços, o suficiente para aprovar qualquer matéria de interesse da prefeitura.

Entre os vereadores que farão parte do bloco tem nomes do MDB, PSB, PSC, PP, DEM e PTC – entre outros partidos.

De acordo com o jornalista, as conversas seguem com parlamentares de outras legendas, incluindo Republicanos e PSDB. Já os parlamentares do PRTB, PSD, Podemos e PT não acenaram até o momento para um alinhamento com o grupo que dará sustentação ao futuro prefeito

A composição também passa pela eleição da nova mesa diretora da Casa, que atualmente é presidida por Kelmann Vieira (Podemos).

O novo presidente da Casa será, salvo fato novo, o vereador reeleito do MDB Galba Neto. O pai dele, deputado estadual Galba Novais, já foi presidente do Legislativo Municipal.

Além de Galba Neto, deve fazer parte da mesa diretora o presidente do PSC de Maceió, atual vice-prefeito da capital e vereador eleito, Marcelo Palmeira e o vereador Siderlane Mendonça, reeleito pelo PSB.

São quatro cargos executivos (presidência e três secretarias, além de duas vice-presidências e as suplências).

Alguns cargos ainda estão sendo definidos, mas o nome do futuro presidente é consenso no grupo, confirma o principal articulador político do bloco de JHC na Câmara de Vereadores de Maceió.

“Já temos 16 vereadores no nosso bloco. Essa aliança passa pela garantia da governabilidade para o prefeito eleito e também pela composição na nova mesa diretora da Câmara”, avisa Francisco Salles, presidente municipal do PSB e reeleito com a sexta maior votação para a Câmara Municipal de Maceió vereador.

“Todos os vereadores, principalmente os novos, tem demonstrado grande responsabilidade com Maceió, grande vontade de ajudar a superar as dificuldades que teremos pela frente. A prefeitura está endividada e vai precisar de uma atuação conjunta com o Legislativo para dar ao futuro prefeito as condições de fazer uma boa gestão”, aponta.

Salles acredita que JHC terá o apoio necessário para fazer as reformas e ajustes necessários para implementar as mudanças cobradas pela população: “Maceió votou pela mudança e a Câmara de Vereadores faz parte desse processo. Vamos atuar com responsabilidade para, juntos com o futuro prefeito, atender as expectativas do maceioense”, afirma.

Boa relação

O nome de Galba Neto já foi definido consensualmente pelo grupo e tem o aval do prefeito eleito. Embora não tenha declarado apoio a JHC, se sabe que o vereador “liberou” suas bases para votar no prefeito eleito no segundo turno.

O jornalista acredita que a relação de Galba e JHC é, no momento, de proximidade e definida em cima de interesses comuns, focados em garantir a governabilidade.

Líder ou secretário?

Salles, aliado de primeira hora de JHC, se manteve na oposição à Rui Palmeira durante os quatro anos de mandato. Agora, tem sido apondo como possível líder da bancada  do prefeito na Câmara, a partir de 2021.

O jornalista finaliza afirmando que o vereador também poderá assumir uma secretaria no município, com o objetivo de abrir vaga para o atual vereador Kleber Costa (PSB), que ficou na primeira suplência.