Política

Prefeitura de Maceió pode ganhar novas secretarias

Um grupo de trabalho deverá apresentar nos próximos dias uma proposta para tornar a prefeitura mais funcional

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 13/01/2021 10h10
Prefeitura de Maceió pode ganhar novas secretarias
Foto: Reprodução

Em junho de 2019, o então prefeito de Maceió, Rui Palmeira, fez a última reforma administrativa de sua gestão, montando e reduzindo o número de órgãos, além de realizar o corte de cargos com o objetivo de diminuir gastos.

Durante a gestão anterior, foram realizadas pelo menos três reformas administrativas. Agora, o atual prefeito, JHC, deve começar sua gestão fazendo também ajustes na estrutura do município. De acordo com o jornalista Edivaldo Júnior, um grupo de trabalho deverá apresentar nos próximos dias uma proposta para tornar a prefeitura mais funcional.

A nova gestão deverá ser reforçada com a ampliação de secretarias, desmembrando algumas pastas e criando outras. Segundo o jornalista, uma das pastas que poderá ser elaborada, é a de desburocratização e transformação digital.

O estudo preliminar que está sendo feito pela comissão nomeada pelo prefeito, pode recomendar a criação de outras três pastas. Turismo seria desmembrada em duas: Turismo e Esportes e Lazer. Seminfra também passaria a ser Infraestrutura e o município ganharia a pasta de Habitação. Existe ainda a perspectiva de recriação da Slum e Meio Ambiente. Algumas outras Pastas podem desaparecer. No final, de acordo com um aliado do prefeito, a estrutura ganharia no máximo mais três ou quatro novas secretarias e superintendências.

Com as novas pastas, JHC deve organizar sua base de apoio política na prefeitura, além de acomodar quadros técnicos de sua cota pessoal.