Política

Bolsonaro entra em campanha em prol da candidatura de Arthur Lira

Presidente se reuniu com deputados do centrão e manifestou preocupações sobre a disputa

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 13/01/2021 19h07
Bolsonaro entra em campanha em prol da candidatura de Arthur Lira
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do deputado alagoano Arthur Lira | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro entrou em campanha para ajudar a eleger o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP) para presidente da Câmara dos Deputados.

A principal disputa de Lira é contra Baleia Rossi (MDB-SP), que tem o apoio do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e ganhou o reforço do ex-presidente Michel Temer. Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, apesar da baixa popularidade de Temer, sua atuação preocupa setores do Palácio do Planalto.

“Isso porque ele atua bem nos bastidores e conhece bem o processo – já ocupou três vezes o cargo disputado por Lira e Rossi”, explica o jornalista em recente postagem de seu blog.

Ainda de acordo com Edivaldo Júnior, a disputa entre Rossi e Lira segue acirrada e indefinida. Os dois têm chances de vencer, estão muito bem articulados, mas precisam lidar com a ameça de “traições”. Ambos os candidatos conseguiram formar grandes blocos com participação da maioria dos partidos, mas como o voto é secreto, os votantes podem não seguir a orientação dos líderes partidários.

Em campanha

Segundo reportagem do site UOL, “o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reservou a agenda matinal de hoje para receber no Palácio do Planalto deputados do bloco conhecido como centrão, cujo líder, Arthur Lira (Progressistas-AL), é o favorito do governo para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na chefia da Câmara”.

Ainda segundo o UOL, “durante as reuniões, Bolsonaro manifestou preocupação quanto à disputa entre Lira e o candidato apoiado por Maia, Baleia Rossi (MDB-SP)”.

“Nos últimos dias, o presidente tem declarado publicamente a sua preferência por Lira e chegou a colocá-lo como um fio condutor das pautas que interessam ao grupo ideológico que deu luz ao “bolsonarismo” — temas como armas, regularização fundiária, entre outros”, diz outro trecho da reportagem.