Política

Rui Palmeira deixa Maceió sem recursos federais

A prefeitura consta no sistema do Governo Federal como inadimplente

Por Redação com Gazeta Web 14/01/2021 10h10
Rui Palmeira deixa Maceió sem recursos federais
Foto: Reprodução

O prefeito de Maceió, JHC, encontrou a prefeitura da capital alagoana impossibilitada de receber recursos federais e até as emendas parlamentares da bancada do estado. O motivo foi o fato de a gestão do ex-prefeito Rui Palmeira não ter entregue um documento ao Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), do governo federal, e, com isso, a prefeitura consta no sistema como inadimplente, conforme extrato do sistema.

De acordo com o extrato do CAUC, o documento negligenciado pela gestão de Rui Palmeira é o anexo 8 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, que diz respeito ao orçamento da Educação. O anexo é referente ao 5° semestre de 2020. A União só pode transferir recursos financeiros, de modo voluntário, como convênios e termos de parceria, se os gestores tiverem satisfeito as exigências do sistema. 

O prefeito JHC declarou estar preocupado e indignado diante da situação. Apesar do tamanho do desafio, o prefeito disse que já está trabalhando para reverter a situação e classificou a atitude do seu antecessor como "irresponsabilidade". "Deixar isso acontecer é uma negligência e falta de compromisso com a gestão pública. Vou trabalhar duro para reverter essa situação o quanto antes. Maceió não pode ser penalizada por essa irresponsabilidade", afirmou o prefeito.

Atualmente, o CAUC verifica o cumprimento de 14 exigências de municípios e 15 de estados e do Distrito Federal. O sistema é responsável por disponibilizar informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

O outro lado

Por meio de nota, a assessoria de comunicação de Rui Palmeira disse que, por uma inconsistência no arquivo das folhas salariais do magistério, referentes aos meses de setembro e outubro de 2020, o relatório de execução orçamentária da Educação do 5º Bimestre não foi enviado. 

"Todavia, a gestão anterior deixou a documentação pronta para ser encaminhada neste início de 2021, o que deverá ocorrer tão logo o novo secretário municipal de Educação esteja oficialmente apto a cumprir com as normas burocráticas deste envio. Outrossim, reafirmo que a transparência, a seriedade e o compromisso público nortearam a minha administração na Educação de Maceió", diz trecho da nota