Política

Governador deseja sorte a novo chefe do Judiciário; Renan também enfatizou que harmonia entre poderes é necessária

Desembargador Klever Loureiro foi saudado por autoridades das diversas instâncias de poder

Por Raphael Alves (estagiário) com DICOM TJ-AL 15/01/2021 20h08
Governador deseja sorte a novo chefe do Judiciário; Renan também enfatizou que harmonia entre poderes é necessária

Autoridades de diversos cargos do poder público deram as boas vindas à nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que tomou posse nesta sexta-feira (15). O governador do Estado, Renan Filho, reforçou a importância do bom relacionamento entre os poderes. 

"O equilíbrio da democracia brasileira se fundamenta na independência e na harmonia entre os poderes. O Poder Judiciário alagoano é fundamental para que nós possamos, nesse momento de tanta dificuldade, de pandemia, ter o equilíbrio, a serenidade necessária para avançar e vencer essa crise", declarou o governador.

Renan Filho comentou que, quando os poderes se entendem, a sociedade é beneficiada. "Eu queria desejar à nova cúpula do Poder Judiciário, ao novo presidente em especial, muita sorte na sua administração à frente do Poder, e que a gente possa trabalhar integrados, unidos, porque sem dúvida quem ganha com isso é o povo alagoano".

Klever Rêgo Loureiro assumiu a Presidência do TJAL durante o período de 2021 e 2022, e terá como vice-presidente José Carlos Malta Marques, e também, como corregedor-geral da Justiça, Fábio José Bittencourt Araújo.

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas ressaltou a experiência dos novos dirigentes.  "O desembargador Klever Loureiro, bem como o corregedor Fábio Bittencourt, são pessoas experimentadas, calejadas, e bem proativas. Tenho certeza que vão arejar, trazendo novas ideias, e permanecendo com os programas que são exitosos".

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Tenório, afirmou estar confiante nas qualificações do novo presidente para fazer uma boa gestão. "Eu conheço muito bem o doutor Klever, trabalhei com ele em comarcas do interior, tenho grande expectativa, é um bom gestor, profissional preparado, e um homem que tem sensibilidade no trato com as pessoas".

O deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, comentou que a instituição, enquanto representação da sociedade, espera uma Justiça célere e próxima dos que mais precisam. "Isso é o que a gente espera porque é o que está acontecendo nas últimas gestões, e temos certeza de que com o desembargador Klever isso será acentuado", disse o deputado.

Semelhantemente, disse o defensor público geral de Alagoas, Carlos Eduardo Monteiro, para os novos dirigentes do Tribunal. "Esperamos que continuemos com uma ótima relação, plantada pelos demais presidentes. Já conhecemos o trabalho do desembargador Klever por meio de seus votos na Câmara Cível e sabemos da sensibilidade dele com a população mais carente, que são nossos assistidos".

O presidente da seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Nivaldo Albuquerque, enfatizou sua confiança nos desembargadores. "A advocacia e a sociedade acreditam que a caminhada vai continuar em favor da sociedade, do jurisdicionado, diante de um momento muito difícil, de pandemia. De fato, somente essa união, essa convergência de forças, poderá contribuir com o avanço da justiça no nosso estado".

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, disse que a Prefeitura continua inteiramente à disposição do Judiciário para ações conjuntas. "O desembargador Tutmés teve várias iniciativas inovadoras que já contam com o apoio da Prefeitura, como a Casa da Mulher Alagoana, e a gente vai dar continuidade a esse trabalho".

O presidente do Superior Tribunal de Justiça também se fez presente da solenidade e disse ter confiança de que a nova gestão terá sucesso e dará respostas aos questionamentos das partes envolvidas em litígios, "com sensibilidade, independência, harmonia e imparcialidade".