Política

Assembleia Legislativa tem nomes para o governo de AL

É possível que o presidente da Assembleia, Marcelo Victor possa assumir o governo, mas não por escolha individual

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 23/01/2021 12h12
Assembleia Legislativa tem nomes para o governo de AL
Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas

O deputado Marcelo Victor assume no próximo dia 1 de fevereiro, o segundo mandato consecutivo como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, para o biênio 2019-2021.

O deputado estadual terá pela frente o desafio de continuar conduzindo a Casa com equilíbrio e responsabilidade. Marcelo é a base da governabilidade da administração do governador de Renan Filho (MDB). 

Nesses dois anos, ele sempre foi decisivo para manter o diálogo com o governo, mesmo nos momentos de maior acirramento.

Na próxima legislatura, que começa em fevereiro, o perfil de Victor deve continuar o mesmo. Entretanto, com a renúncia do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), após a eleição para a prefeitura de Arapiraca, o presidente da Assembleia Legislativa será o primeiro na linha de sucessão do Executivo.

Marcelo Victor terá o desafio de conduzir a eleição indireta do próximo governador de Alagoas em caso de eventual desincompatibilização de Renan Filho a partir de abril de 2022.

Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, é possível que Marcelo possa assumir o governo, mas não por escolha individual. O atual e futuro presidente da ALE tem avaliado os próximos passos.

Ainda de acordo com o jornalista, o gestor não tem no momento a popularidade necessária para disputar o cargo de governador do estado.

O desafio será construir essa popularidade ou escolher outro nome.  E nesse sentido, Marcelo Victor aponta que existem na Casa outros deputados com maior popularidade que ele, que poderiam ser eleitos indiretamente para o governo e com viabilidade eleitoral para disputar a reeleição.

Um destes nomes e que seria o favorito na  ALE depois do presidente é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

“Ele é um político excepcional, com grande capacidade administrativa e tem o respeito da Casa. Avalio que o Paulo seria um grande governador”, aponta.

Marcelo Victor cita ainda outros nomes que despontaram nessa e outras legislaturas: “Temos a deputada Jó Pereira, o Davi Maia, o Inácio Loiola, por exemplo. São deputados experientes, com atuação reconhecida a exemplo de vários outros parlamentares desta legislatura”, pondera.

O presidente não descarta outros nomes, como o deputado estadual Davi Davino Filho, que tem sido apontado também como possível candidato a deputado federal em 2022. “O Davi se saiu muito bem em Maceió e tem um grande futuro político”, afirma.

Grupo

Marcelo Victor negou a existência de um grupo com ele e Arthur Lira, e afirmou que foi apenas uma aliança pontual, em razão da candidatura de Davi Davino Filho. “Tenho uma boa relação com o Arthur Lira, mas também já estivemos distantes e em lados diferentes. Não sei porque falam em grupo, porque de fato não existe esse grupo”, pondera MV.

O presidente da ALE diz que seria mais aceitável se fosse incluído no grupo de Renan Filho: “Eu sempre participei das vitórias do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, embora nem sempre eles tenham estado ao meu lado (diz citando a eleição da mesa diretora da ALE em 2017 e 2019 e a disputa pela prefeitura de Rio Largo em 2016)”,.

Horizonte

A posse de Marcelo Victor no segundo mandato na presidência da Assembleia Legislativa será no próximo dia 1, mas o recesso só termina no dia 15. A volta das sessões plenárias deve ocorrer a partir do próximo dia 16.

No momento não tem nenhum projeto urgente ou polêmico no horizonte, mas como diz o presidente, nunca se sabe o que pode acontecer no parlamento. 

Marcelo Victor conhece como poucos a política alagoana, e parece estar sempre um passo à frente, se antecipando para contornar as piores crises e enxergando as melhores possibilidades.