Política

Após derrota de JHC na câmara, academias voltam a funcionar em Maceió

Por Joyce Andrea (Estagiária sob supervisão)* com Com informações do G1 29/03/2021 15h03
Após derrota de JHC na câmara, academias voltam a funcionar em Maceió
Foto: Reprodução/Internet

Com a derrubada do veto do prefeito JHC (PSB) na Câmara de vereadores de Maceió, na última quarta-feira (24), a prática de atividades físicas passou a ser considerada serviço essencial na capital alagoana. Dessa forma, academias e centros de treinamentos que oferecem esses serviços tiveram seu funcionamento permitido, dentro das restrições do último decreto estadual.

O Projeto de Lei 7435,  de autoria do parlamentar Eduardo Canuto (PSDB), reconhece a prática regular de atividade física em qualquer tempo, como elemento essencial para a saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças.

O PL havia sido vetado pelo prefeito JHC (PSB), no final do ano passado. Nos últimos dias 24 e 25, em duas sessões virtuais, os vereadores de Maceió derrubaram o veto, defendendo a importância da prática de atividades físicas, na manutenção da saúde e reforço da imunidade da população, em tempos de crise sanitária.

A partir da decisão, as academias podem voltar a funcionar na cidade, seguindo os protocolos sanitários e restrições estabelecidas pelo decreto estadual mais recente. Dessa forma; 

- Os estabelecimentos só podem funcionar com 30% da capacidade máxima de lotação; 

- Pessoas com mais de 60 anos ou comorbidades têm o acesso proibido;

- E as empresas são obrigadas a fornecer álcool gel 70°,  fazer a aferição de temperatura e proporcionar um ambiente ventilado.