Política

Ministro da Defesa deixa cargo horas depois de Ernesto Araújo

Por Redação com Com informações do G1 29/03/2021 17h05
Ministro da Defesa deixa cargo horas depois de Ernesto Araújo
Ex-ministro Azevedo e Silva

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciou a saída do governo Bolsonaro nesta segunda (29). É a 2ª baixa na equipe de ministros no mesmo dia. Mais cedo, Ernesto Araújo pediu para sair da chefia do Ministério das Relações Exteriores.

O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) pediu demissão na manhã desta segunda (29). O chanceler enfrentava forte pressão para deixar o cargo.

O pedido de demissão foi divulgado por diversos veículos de notícias, e segundo o G1, a informação foi confirmada pelos assessores de Ernesto Araújo. A decisão foi avisada por Araújo aos secretários do ministério por mensagem no WhatsApp. Não houve, até o momento, um anúncio oficial.

Já a saída do ministro da Defesa foi anunciada através de comunicado, que não informa o motivo da decisão, e não havia sido antecipada pelo ministro ou pelo presidente Jair Bolsonaro até esta segunda. Azevedo e Silva foi anunciado como ministro ainda durante a transição de governo, em 2018.

O nome do substituto ainda não havia sido anunciado até a última atualização deste texto.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

"Nota Oficial

Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.

O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.

Saio na certeza da missão cumprida.

Fernando Azevedo e Silva".