Política

Alagoano pode ser o próximo a assumir vaga de ministro no STF


Redação
Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

18/04/2021 14h35

Ministro e atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins é o nome alagoano cotado para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Martins tem uma carreira muito respeitada nacionalmente, com boa passagem pelo CNJ. E além disso, como explica a jornalista Mônica Bergamo (Folha de São Paulo), se enquadra no critério de “terrivelmente evangélico”.

O ministro Nunes Marques, do STF, tem reforçado a defesa da indicação de Martins, numa sinalização de que Humberto está na lista do presidente da República e com chances de virar ministro do Supremo.

Não é a primeira vez que Martins tem o nome cotado para ocupar uma vaga no STF. E já mostrou competência para o cargo. 

A escolha de ministro não é feita, no entanto, só por competência. O indicado também precisa ter bom trânsito entre outros poderes, que pode ser uma vantagem para Martins.

O que falta no momento é a decisão de Bolsonaro para quem irá ocupar o cargo. 

Veja trechos a coluna de Mônica Bergamo:

Bolsonaro pode surpreender em indicação para vaga no STF

“Jair Bolsonaro mantém o mistério sobre quem indicará para a vaga de Marco Aurélio Mello no STF (Supremo Tribunal Federal), que se aposenta em julho.

A leitura de algumas pessoas é que ele já sinaliza que pode, sim, surpreender —como quando indicou Kassio Nunes Marques para a Corte.

Nunes Marques, por sinal, tem reforçado a campanha do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, para o cargo. Ele se encaixa no perfil “terrivelmente evangélico” que Bolsonaro diz querer para o Supremo.

A eventual escolha de Martins abriria uma vaga no STJ que poderia também acomodar correntes do Judiciário.”



Compartilhe