Política

Pesquisas traçam cenário confuso para 2022 em AL

De acordo com o jornalista Edivaldo Júnior, o levantamento mais próximo da realidade foi o do Instituto Ibrape

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 30/04/2021 12h12
Pesquisas traçam cenário confuso para 2022 em AL
Foto: Reprodução

As três últimas pesquisas realizadas ao longo desta semana pelos Institutos Vozes, Paraná e Ibrape, apontaram cenários divergentes para as eleições de 2022 em Alagoas.

De acordo com informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, os desempenhos de possíveis candidatos foram muito diferentes nos levantamentos, tornando mais confuso o cenário político do estado. 

Segundo o jornalista, dos cenários montados, o mais próximo da realidade foi o do Ibrape. O Instituto testou um nome de cada um dos três principais grupos políticos do Estado (Renan, JHC, Arthur Lira/Marcelo Victor). O cenário ainda trouxe os nomes de Antônio Albuquerque e Renato Filho. Estes, se forem candidatos, deverão sair sem apoio dos três grupos citados anteriormente.

Já o Vozes trouxe um cenário na sondagem ao governo com dois nomes do mesmo grupo simultaneamente (JHC, 22% e Rodrigo Cunha, Alfredo Gaspar e Alexandre Ayres, 10%; Davi Davino Filho e Marcelo Victor). O Instituto também incluiu Téo Vilela, que já avisou que não será candidato em 2022.

Enquanto isso, o Paraná testou JHC e Rodrigo em cenários diferentes, mas colocou Marx Beltrão e Gaspar no mesmo cenário, o que seria improvável – na medida em que ambos estão no mesmo grupo. Idem para a inclusão dos nomes de Davi e Marcelo Victor.

Os cenários traçados vão de ligeiramente possíveis a totalmente improváveis. E alguns resultados completamente incompreensíveis.

É o caso de Davi Davino Filho, que liderou no Ibrape, ficou em quarto no Vozes e no Paraná. Davi já havia liderado um levantamento do Falpe, em Maceió. Alfredo Gaspar de Mendonça teve 10% no Vozes e 16% no Paraná. JHC tem 22% num instituto e 31% no outro.

Veja o resumo das pesquisas

Vozes 

JHC 22%; Rodrigo Cunha 15%; Alfredo Gaspar 10%; Davi Davino Filho 8%; Téo Vilela 6%; Renato Filho 3%; Alexandre Ayres 2%; Marcelo Victor 1%. Brancos e Nulos 15%. Não sabe não respondeu 18%.

Paraná 

JHC teria 31,2% dos votos, se a eleição para governador fosse hoje. Com 15,3%, o ex-prefeito Rui Palmeira (PODE) ficou em segundo e com 13,3% Alfredo Gaspar (MDB) ficou em terceiro. Davi Filho (PP) teria 6,3%, o ex-ministro Marx Beltrão (PSD) 5,6%, Antônio Albuquerque (PTB) 5,1% e Marcelo Vitor (SD), 2,6%.

Ibrape 

Davi Davino Filho teve 32% das intenções de votos. Em segundo lugar, o Senador Rodrigo Cunha teve 25% das citações, Alexandre Ayres teve 11% de votos, Renato Filho e o deputado estadual Antônio Albuquerque tem 3% cada um. Dos entrevistados, 9% dos eleitores se mostraram indecisos. E 17% pretendem votar nulo ou branco.