Política

União Europeia deve aceitar viajantes vacinados de fora do bloco

Devido a alta taxa de infecção pelo novo coronavírus, o Brasil deve ficar de fora

Por Redação com G1 Globo 03/05/2021 14h02
União Europeia deve aceitar viajantes vacinados de fora do bloco
Foto: Dado Ruvic

Nesta segunda-feira (3), o poder executivo da União Europeia recomendou que os países do bloco passem a aceitar mais viajantes de fora.

Atualmente, pessoas de sete países de fora da União Europeia são permitidas no bloco para viagens turísticas ou motivos não-essenciais, mesmo que não tenham sido vacinadas (no entanto, elas devem passar por testes e uma quarentena). A ideia é que neste mês viajantes estrangeiros de mais países possam entrar na União Europeia. A esperança é que isso possa impulsionar a indústria do turismo.

“É hora de reviver a indústria do turismo e de reacender as amizades para além das fronteiras com segurança”, escreveu a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, em uma rede social.

A nova proposta é para liberar a entrada de pessoas em duas situações:

  • Pessoas que receberam doses de vacinas que a União Europeia autorizou;
  • Pessoas de países onde há uma boa situação epidemiológica.

Viajantes oriundos do Reino Unido, Rússia e outros países se encaixam no critério da segunda categoria.

Brasil deve ficar de fora

O conselho decide quais os países de onde podem sair viajantes com base em critérios epidemiológicos. A regra atual é que somente países onde a taxa de infecção por 100 mil pessoas é 25 nos últimos 14 dias. A proposta é alterar essa taxa para 100 notificações nos últimos 14 dias.

A taxa brasileira da semana mais recente disponível é de 400. No passado recente, esse índice já foi de 495.

A lista de países será revista pela União Europeia a cada duas semanas. Um dos membros do bloco pode sugerir uma suspensão se a situação em um país que está liberado piorar.

Nesse caso, são previstas exceções como profissionais da saúde, diplomatas, passageiros em trânsito, pessoas que viagem por motivos familiares imperativos, pessoas que precisam de proteção internacional e profissionais de serviços náuticos.

Vacinados poderão entrar
 

As vacinas que a União Europeia autorizou são as fabricadas com as tecnologias desenvolvidas pelas seguintes empresas:

  • AstraZeneca;
  • Johnson&Johnson;
  • Pfizer;
  • Moderna.

De acordo com o texto na página da União Europeia, a proposta reflete o conselho de especialistas que consideram que a vacina auxilia a quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Os Estados do bloco devem permitir a entrada de todos aqueles que receberam a segunda dose da vacina há pelo pelos 14 dias.

Próximos passos

Agora o Conselho deve considerar a proposta. Uma discussão técnica deve acontecer no dia 4 de maio. Depois deve haver uma segunda discussão, essa entre o grupo de embaixadores dos países na União Europeia, no dia 5 de maio.

Se a proposta for adotada pelo Conselho, cada Estado deverá implementar as medidas. O Conselho que deve rever periodicamente a lista de países que têm restrições a viagens.

Passaporte

A Comissão já tinha proposto, em 17 de março, a criação de um certificado digital que mostre que a pessoa foi vacinada ou então fez um teste que deu resultado negativo. A ideia é favorecer as viagens apenas dentro da União Europeia.