Política

Pesquisa aponta favoritos para governo em 2022

Levantamento foi realizado entre os dias 20 e 27 de abril de 2021 com 1.047 amostras de 57 cidades do Estado

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 03/05/2021 16h04
Pesquisa aponta favoritos para governo em 2022
Foto: Reprodução

Nova pesquisa de opinião, divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Nacional de Monitoramento e Pesquisa – Inape, aponta que, se as eleições para governador de Alagoas fossem hoje, a disputa pelo segundo turno seria acirrada.

De acordo com o levantamento, se fosse candidato, o deputado estadual Davi Davino Filho estaria no segundo turno e a segunda vaga seria disputada entre Alfredo Gaspar de Mendonça e Rui Palmeira. No mesmo cenário, o senador Rodrigo Cunha aparece em quarto lugar e não conseguirá passar ao segundo turno.

O Inape também fez uma sondagem com o prefeito de Maceió no lugar de Rodrigo Cunha. Nessa simulação, JHC lidera com folga e a segunda vaga seria disputada por Alfredo Gaspar de Mendonça e Rui Palmeira, ambos em situação de empate técnico com Davi Davino Filho.

A pesquisa do Inape foi quantitativa, com abordagem presencial. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 27 de abril de 2021 com 1.047 amostras de 57 cidades das três mesorregiões do Estado, estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A Margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Em alinhamento com outros institutos de pesquisa locais, o deputado estadual Davi Davino Filho aparece na liderança no levantamento do Inape, com 19% no Cenário 2, estimulado (Se as eleições fossem hoje em qual destes você votaria para governador de Alagoas?).

No Cenário 3, também estimulado, em que Rodrigo Cunha é substituído por JHC, Davi Davino Filho tem apenas 11% das citações e fica em situação de empate técnico na quarta posição, enquanto o prefeito de Maceió assume a liderança com 35%.

De acordo com o jornalista Edivaldo Junior, a “leitura” que pode ser feita da pesquisa é grande força do “recall” eleitoral na capital. Muitos dos entrevistados, segundo analistas, ainda estão sendo influenciados pelo que seria uma “lembrança” das eleições do ano passado.

Tanto é que outros nomes bem posicionados na capital tiveram bom desempenho na pesquisa. No Cenário 2, Alfredo Gaspar de Mendonça tem 18% e Rui Palmeira também tem 18%.

Um foi candidato nas eleições passadas em Maceió e o outro foi prefeito durante oito anos. Neste cenário, o senador Rodrigo Cunha tem 13% e o deputado estadual Antônio Albuquerque, 4%. Indecisos 13%, Brancos e Nulos, 13%, Não Respondeu, 2%.

No Cenário 3, Alfredo Gaspar de Mendonça e Rui Palmeira empatam mais uma vez, cada um com 13%, enquanto Davi Davino Filho tem 11% e o deputado estadual Antônio Albuquerque, 4%.

Indecisos 11%, Brancos e Nulos, 11%, Não Respondeu, 2%.

Presidente

O Inape também perguntou em quem o eleitor votaria para presidente se as eleições fossem hoje. No Cenário 1 (estimulado), o ex-presidente Lula foi citado por 40% dos entrevistados. Em segundo lugar, o presidente Jair Bolsonaro teve 27% das citações. Ciro Gomes e Luciano Huck foram citados, cada um, por 5% e Sérgio Moro por 4%. Indecisos 7%, Brancos e Nulos, 10%, Não Respondeu, 2%.