Política

Renan Filho empossa novos secretários estaduais

Governador afirma que as mudanças da gestão prezam pela continuidade da condução positiva do governo de Alagoas

Por Gabriela Borba (estagiária sob supervisão)* com Jornal de Alagoas 05/05/2021 14h02
Renan Filho empossa novos secretários estaduais
Foto: Márcio Ferreira

Na manhã desta quarta-feira (05), o Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), empossou os novos gestores do governo do Estado no Palácio República dos Palmares.

O governador afirma que as mudanças da gestão foram estratégicas e prezam pela continuidade da condução positiva do governo de Alagoas. Na solenidade, Renan Filho agradeceu pelo compromisso e emepenho dos antigos secretários e deu boas-vindas ao novos gestores.

"Sejam bem-vindos novos gestores e bom trabalho para todos. Aos da casa que estão assumindo novos desafios, vamos continuar fazendo de Alagoas um estado em desenvolvimento", disse. 

Em coletiva de impressa, Renan Filho afirmou que as mudanças no governo do estado são para prestigiar os gestores que tem se destacado pelo desempenho e pela capacidade de se dedicar ao trabalho de Secretário de Estado, assim como trazer pessoas novas para ampliar a relevância politica do governo. Além de seguir investindo em todas as áreas, priorizando a saúde, segurança e educação, assim como melhorar a infraestrutura e impulsionar a economia, agricultura e turismo. 

Novos gestores:

Rafael Brito deixa a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para assumir a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No comando da Sedetur está agora Marcius Beltrão.

Fábio Guedes, que comandava a Seduc, assume novamente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O vereador Kelmann Vieira (PODE) irá comandar a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Fernando Soares Pereira irá assumir novamente a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). E Sílvio Romero Bulhões Azevedo, ex-secretário da Agricultura, vai para a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

José Márcio de Medeiros Maia assume a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas (Adeal) e João Paulo Calheiros Amorim Santo vai comandar o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater).

Em suas redes sociais oficiais, o governador postou que sente que o novo time está preparado para enfrentar os desafios desse tempo e do atual mandato. 

Eleições 2022

De acordo com o governador, toda mudança de governo leva em consideração a densidade política de governo. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem o maior número de gestores políticos de Alagoas, o que pode influenciar nas eleições em 2022.  

“Não é somente a eleição. A eleição é uma consequência da densidade política do governo. O nosso governo é um governo denso. Nós temos, ao mesmo tempo, um governador do Estado, um senador da República, um deputado federal, o maior número de deputados na Assembleia, o maior número de prefeitos e o maior número de vereadores. Isso somado a nossa aliança é, certamente, uma densidade política importante, relevante em Alagoas. Isso será, sem dúvida, contado em 2022”, argumentou Renan Filho.

Questionado sobre seus futuros passos políticos, Renan afirmou que ainda está em dúvida se irá continuar no governo ou irá disputar um cargo no senado, a decisão deve depender de qual melhor caminho para o MDB, para o estado e, claro, para seus objetivos pessoais.  

“Se será o Estado ou o Senado. Sou uma figura que vou buscar o melhor caminho. Se o melhor for que eu encerre minha jornada em Alagoas, ok. No Senado, eu teria condições de defender a permanência deste legado”, disse.