Política

ALE aprova reajuste salarial dos servidores públicos estaduais

Deputados também liberaram PL que altera o subsídio do governador

Por Redação com Com Comunicação ALE 13/05/2021 17h05
ALE aprova reajuste salarial dos servidores públicos estaduais
Plenário da Assembleia Legislativa | Foto: Ascom ALE

Por unanimidade dos presentes, os deputados aprovaram nesta quarta-feira (13) o projeto de lei que dispõe sobre a revisão dos subsídios e vencimentos dos servidores públicos da administração direta, das autarquias e das fundações públicas, em 4.52%, extensivo aos proventos de aposentados e às pensões, a ser implantado a partir de 1º de maio. 

Na ocasião também foi aprovado este mesmo reajuste para os servidores do Poder Legislativo Estadual, por meio do projeto de lei ordinária nº 56/2019. Ambos foram aprovadas em sessão extraordinária e em votação final.   

O deputado Bruno Toledo (PROS) ressaltou o empenho da Mesa Diretora, em especial do presidente Marcelo Victor, em conseguir que o projeto fosse votado com pouco mais de 24 horas depois de ter chegado na Casa. 

“Quero fazer este reconhecimento do presidente desta Casa, que mostra, cada vez mais, uma liderança natural. Quem construiu essa unanimidade foi a confiança deste Parlamento em torno da presidência que temos hoje na Assembleia Legislativa”, disse.  O deputado Davi Maia (DEM) destacou a votação do reajuste pela Casa e o papel importante exercido pelo presidente Marcelo Victor e pelo líder do Governo, deputado Silvio Camelo. “Isso mostra que quando é em benefício da população, esta Casa sempre atua de forma rápida e não se mede nenhum jogo de interesse político”, afirmou.  

Subsídios do Governador

Durante a mesma sessão, a Casa aprovou o projeto de lei ordinária nº 540/2021, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a revisão geral anual dos subsídios do governador e do vice- governador do Estado, em 4.52%. A matéria foi aprovada, com dois votos contrários dos deputados Davi Maia (PP) e Jó Pereira (MDB). 

A proposição, segundo o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), irá beneficiar também os delegados de polícia, os fiscais de renda, os oficiais da Polícia Militar e os procuradores estaduais. “Esse projeto não trata de reajuste salarial e sim da correção inflacionária que o Governo está aplicando aos servidores públicos de uma forma geral”, destacou.  

O deputado Davi Maia (DEM) explicou que votou contra porque iria gerar um aumento dos super salários no Estado de Alagoas. “Neste momento de pandemia, onde os comerciantes estão desempregados e o empreendedor não consegue comercializar seus produtos, não acho justo este reajuste”, disse.  

A deputada Jó Pereira (MDB) também votou contra e disse que existem outras correções, no contexto dos servidores públicos, que precisam de mais urgência. “Dentre elas, a correção os funcionários públicos que ganham abaixo do salário mínimo. Por isso voto contra”, afirmou. 

Na ocasião, os líderes partidários, os deputados Ronaldo Medeiros (MDB), Léo Loureiro (PP) e Jairzinho Lira (PRTB) orientaram suas bancadas a votarem a favor do projeto.