Entretenimento

Pernambucanos são selecionados em edital de literatura do Itaú Cultural

Por Diário de Pernambuco 10/06/2020 10h10
Pernambucanos são selecionados em edital de literatura do Itaú Cultural
Propósito é apoiar os artistas. Foto: Foto: Daniel Roland/AFP.

O Itaú Cultural divulgou, nesta terça-feira (9), os artistas selecionados no quinto edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência. O edital lançado no início de abril tem como propósito apoiar os artistas sujeitos a atuar isoladamente durante o período de recolhimento. Com enfoque na literatura, o edital tinha duas categorias: Escrita – prosa ou poesia e Poesia Falada – vídeo. Foram contemplados 200 trabalhos de 24 estados diferentes, sendo nove poetas pernambucanos contemplados.

Fazia parte do projeto um exercício literário baseado nas fabulações do futuro da humanidade e de cada indivíduo na pós-pandemia. Foram recebidas inscrições de todas as regiões do país com temáticas diversas como feminismo, questões indígenas, raciais e de gênero e textos com humor. 
 
Na categoria Escrita - prosa ou poesia, foram sete o total de artistas pernambucanos selecionados: Anaíra Mahin Valadares Galvão, Cleyton Cabral, Caio Lima, Felipe André Da Silva, Tauã Valle, Rodrigo Acioli e Gleison Nascimento. Já na categoria Poesia Falada - vídeo, dois pernambucanos foram selecionados: Dori Nigro e Isabella de Andrade. Confira a lista completa do resultado nacional. 
  
Para Eduardo Saron, dirigente da instituição, a iniciativa do Itaú Cultural de construir e realizar esses processos de seleção em várias áreas de expressão fortalece e valoriza a produção cultural neste momento de quarentena. “Quando realizamos o mapeamento de todos os selecionados desses editais, percebemos claramente a relevância e a necessidade de estarmos próximos de artistas e pesquisadores neste período de suspensão social e, consequentemente, dar voz a essa múltipla produção artística que está sendo feita no universo digital”, conclui Saron.